MARGS promove programação com oficinas gratuitas ao público infanto-juvenil

No mês das crianças, o MARGS promove quatro oficinas gratuitas voltadas ao público infanto-juvenil, de 7 a 13 anos de idade.

As atividades, organizadas pelo Núcleo Educativo do MARGS, serão realizadas nos dias 19 e 26 de outubro, no miniauditório e no Torreão 3 do museu.

Estão sendo oferecidas oficinas de dobradura, escrita criativa, marcas gráficas e experimentação de pintura e desenho, para grupos pequenos de crianças, com acompanhamento de mediadores do Núcleo Educativo, com formação em Artes Visuais e História da Arte.

O objetivo das oficinas é desenvolver, a partir do repertório de exposições em cartaz no MARGS, habilidades relacionadas à arte, imagem, comunicação, escrita e criação.

As inscrições devem ser feitas de maneira presencial no Núcleo Educativo do MARGS (Praça da Alfândega, s./n., de terça a sexta, das 10h às 19h.

Confira a programação:

Oficina de escrita criativa para crianças

Como podemos comunicar o que pensamos ou sentimos diante de uma obra de arte? A oficina de escrita criativa com crianças pretende desenvolver, a partir de uma visita à exposição “Acervo em movimento”, exercícios de escrita e comunicação com base nas inúmeras narrativas instigadas pelas obras do acervo do MARGS.

Com Cristina Barros
19.10.2019, 10h
Miniauditório do MARGS
Atividade indicada para crianças de 9 a 13 anos

Oficina de dobraduras: pensando o 2D e o 3D

A oficina de dobraduras, que estabelece uma conversa com a exposição “Stockinger 100 anos”, pretende trabalhar com as crianças o raciocínio da escultura, desde seu projeto – desenho, até se tornar um objeto, seja ele feito de madeira, metal, pedra ou, até mesmo, papel.Faremos desenhos e dobraduras de aviões e cactus, elementos que também habitavam o imaginário do escultor Xico.

Com Karina Nery
19.10.2019, 14h
Miniauditório do MARGS
Gratuito. Vagas limitadas. Inscrição presencial no Núcleo Educativo do MARGS

Oficina de marcas gráficas para crianças

Inspirada nas gravuras de pequenas dimensões da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, a oficina irá propor que as crianças possam realizar investigações sobre os processos de impressão. Abordando a ideia de repetição de uma mesma imagem por meio de carimbos de suas impressões digitais e da confecção de carimbos artesanais de EVA, serão criadas estampas individuais e coletivas. Ao final da oficina, cada criança terá carimbos e gravuras resultantes de suas pesquisas para levar consigo e recriar novas composições.

Com Mariah Pinheiro
26.10.2019, 14h
Torreão 3 do MARGS
Gratuito. Vagas limitadas. Inscrição presencial no Núcleo Educativo do MARGS

Oficina de experimentação em pintura e desenho

A oficina de experimentação em pintura e desenho busca, por meio da relação com a exposição “Lenir de Miranda – Pintura Périplo”, proporcionar experiências coletivas com desenho, pintura, frotagem e coleta de texturas, fazendo uso de suportes alternativos para a construção de um trabalho artístico.

Com Pâmela Zorn
26.10.2019, 16h
Torreão 3 do MARGS

SOBRE AS MINISTRANTES DAS OFICINAS

Karina Nery é graduanda em Artes Visuais (bacharelado) da UFRGS. Atua na prática e pesquisa em arte, com interesse em processos colaborativos em arte contemporânea. Atualmente estagia no Núcleo Educativo do MARGS.

Cristina Barros é graduanda em História da Arte (bacharelado) da UFRGS. Dedica-se aos estudos de legitimação de práticas artísticas contemporâneas. Atualmente estagia no Núcleo de Curadoria do MARGS.

Mariah Pinheiro é graduanda em Artes Visuais (licenciatura) da UERGS. Atualmente é arte-educadora na rede municipal de ensino de Porto Alegre e estagia no Núcleo Educativo do MARGS.

Pâmela Zorn é graduanda em Artes Visuais (bacharelado) da UFRGS. Artista visual e ministrante de oficinas de desenho expressivo, atualmente estagia no Núcleo Educativo do MARGS.

Mês das Crianças no MARGS

Oficinas

Data: 19 e 26 de outubro de 2019, sábados

Dia 19.10 – Oficinas às 10h e às 14h

Dia 26.10 – Oficinas, às 14h e às 16h

Local: Torreão 3 e mini auditório do MARGS

Vagas limitadas

Inscrições presenciais no Núcleo Educativo do MARGS

Informações pelo telefone 51 32257551

Núcleo de Comunicação – comunicacao@margs.rs.gov.br – 32863145 / Ramal 7192

Núcleo Educativo – educativo@margs.rs.gov.br – 51 32257551 / Ramal 7190

Banca do livro

Oliveira Construções

Fundação Vera Chaves Barcellos

Ministério da Cidadania

Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

AAMARGS – Associação dos Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Praça da Alfândega, s./n.

Telefone: 51 32272311

www.facebook.com/margsmuseu