MARGS apresenta feira de artes A Prensa e atrações do festival Kino Beat nas Pinacotecas do museu

Eventos ocorrem no período de mudanças na programação, entre as desmontagens de exposições
e os preparativos e a manutenção das galerias para receberem as próximas mostras

A Prensa convida o público a conhecer trabalhos de expositores que estarão comercializando suas produções.
Kino Beat levará ao museu apresentações do Projeto Sonora e de Tomaz Klotzel 

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) hospeda dois eventos nas galerias das Pinacotecas no próximo fim de semana.

No sábado 30.11, a Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) leva para o espaço expositivo mais nobre do museu a nova edição da feira de artes A Prensa.

Já no domingo 01.12, o MARGS recebe a programação do 6º Festival Kino Beat, que apresenta o Projeto Sonora (SP) — Sessão 1 às 15h, e Sessão 2 às 16h30 —, seguido de “Ousadia, Majestade: Ausência”, de Tomaz Klotzel (RS), às 18h.

O que permite que as Pinacotecas do MARGS recebam os eventos é o período de mudanças na programação, entre a desmontagem da exposição “Stockinger 100 anos”, em exibição até 24.11, e os preparativos e a manutenção das galerias para as próximas mostras que o MARGS apresentará, com abertura em dezembro.

Logo divulgaremos, acompanhe as novidades nas nossas redes sociais e no site.

 

A Prensa

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) convida o público para a mais nova edição da feira de arte A Prensa, que será realizada no sábado, 30.11.2019, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Nesta segunda edição, a grande novidade será o ambiente onde terá lugar a feira: as três galerias das Pinacotecas do MARGS, o espaço expositivo mais amplo e nobre do museu.

Na feira de arte A Prensa, os visitantes poderão conferir trabalhos em cerâmica, fotografia, gravura, bijuteria, moda e publicações, entre outros, de mais de 30 expositores que estarão divulgando e comercializando suas produções. Paralelamente, a AAMARGS também estará ocupando o foyer do MARGS expondo bolsas, camisetas, obras de arte e catálogos do museu, cujas vendas serão revertidas em prol da manutenção, programação e operação do MARGS.

 

SERVIÇO

Feira de Arte A Prensa

Data: 30.11.2019

Horário: Das 10h às 19h

Local: Pinacotecas do MARGS

Entrada gratuita

 

 

Kinobeat

 

Vencedor do edital Oi de Patrocínios Culturais 2019, o 6º Kino Beat – Arte em Movimento ocorre de 26 de novembro a 01 de dezembro, com diversas atividades e atrações espalhadas por Porto Alegre. De acordo com o curador do projeto, Gabriel Cevallos, o Kino 2019 se desenvolve a partir de premissas que convidam à reflexão sobre algumas urgências do presente. “Estas ideias iniciais, substituem uma palavra central ou um tema fixo para esta edição, e lançam de forma aberta possibilidades para se sentir o mundo em conjunto – ficção, natureza, percepção, conciliação, território, mutação, esperança, mundos possíveis: estes são alguns dos pontos de partida para se imaginar o festival deste ano”, revela.

A criação da programação passa por diferentes linguagens e suportes, para estabelecer um discurso particular, onde conceitos e intuição, personalizam uma identidade múltipla para o festival. A mudança do subtítulo, de Imagem e Som em Movimento para Arte em Movimento, reforça a natureza incerta do Kino Beat, que abole os termos para expandir ainda mais as suas possibilidades de atuação. “É neste espaço permeável, em que se sonha e propõe arte como um exercício experimental da liberdade, que brotam atividades que não trilham caminhos usuais, e que assumem riscos ao propor aproximações inusitadas”, conta.

No domingo 01.12.2019, o MARGS recebe duas atividades que compõem um universo chamado “Perspectiva Amazônia”.

Através do som e de narrativas orais, o Projeto Sonora convida o público a imergir em um museu imaginário de história natural da Amazônia, dentro de um museu real em Porto Alegre! Algumas camadas de sentido empilhadas a favor da divulgação da biologia, ecologia, zoologia e botânica. E para repensarmos as nossas relações com os espaços, sejam eles institucionais como um museu ou selvagens como uma floresta tropical.

Dentro de uma mesma perspectiva amazônica, Tomaz Klotzel apresenta uma investigação sobre a memória reminiscente em locais de assassinatos por disputa de terra na região Sul e Sudeste do Pará. Duas programações que bifurcam a percepção sobre o mesmo território, em comum, a prática documental para o registro das atividades do ser humanonatureza.

A programação completa e todas as atrações podem ser conferidas no site kinobeat.com e nas redes sociais do evento: facebook.com/kinobeat | Instagram @kinobeatfestival

O 6 Festival Kino Beat – Arte em Movimento foi selecionado pelo edital de patrocínios culturais da Oi, conta com o apoio da Oi Futuro e com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Pró-Cultura RS –Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Projeto Sonora (SP)

O Projeto Sonora constrói experiências de imersão com o público vendado, a partir do som e da palavra. Esta atividade propõe uma visita a um museu imaginário de história natural da Amazônia. Uma jornada ao universo da biologia, ecologia, zoologia e botânica na maior floresta tropical do mundo. Um projeto de divulgação científica realizado com o apoio do Instituto Serrapilheira e colaboração de conteúdo com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o LABVERDE e mestres da cultura local.

 

O que você imagina quando eu digo Amazônia?

Plantas, bichos, fogo, pessoas, paz?

Qual o som da seiva pulsando?

Por que a floresta tropical é tão úmida?

 

Sem paredes, este museu se constrói por meio de diferentes paisagens sonoras, espécies de animais, sensações, fenômenos e perguntas que habitam esse ecossistema.

https://www.projetosonora.com/

 

SERVIÇO

Projeto Sonora nas Pinacotecas do MARGS

Data: 1º.12.2019

Sessão 1 — 15h (máximo 50 pessoas)

Sessão 2 — 16h30 (máximo 50 pessoas)

Entrada franca, com retirada de senhas a partir das 14h

Duração da atividade: 1h por sessão (40 minutos de imersão + 20 minutos de roda de conversa)

 

 

Ousadia, Majestade: Ausência, de Tomaz Klotzel (RS/SP)

Palestra recital, que narra uma investigação sobre a memória reminiscente em locais de assassinatos por disputa de terra na região Sul e Sudeste do Pará. A pesquisa desenvolveu uma idéia específica de Imagem da Ausência, a partir do reconhecimento de ser a ausência o único elemento concreto destes eventos passados.

Tomaz Klotzel é bacharel em fotografia, percorre o campo da imagem e do audiovisual, da instalação, da performance e do arquivismo. Seus trabalhos mais recentes discutem as idéias de desaparecimento e ausência dentro de um território que se estende da política à metafísica. Este interesse pelo campo do invisível, e as ausências “retratadas”, promovem incertezas a respeito de algumas das narrativas serem fábulas ou não. Porém, seu processo tem base documental, e as pesquisas conceituais se iniciam invariavelmente a partir de observações no real.

https://tomazklotzel.com/

 

SERVIÇO

Tomaz Klotzel nas Pinacotecas do MARGS

Data: 1º.12.2019, às 18h

Entrada franca

 

Exposições

 

No final de semana que o MARGS hospeda a feira de artes A Prensa e o festival Kino Beat, o museu terá abertas para visitação pública 4 exposições, que estão chegando a seus últimos dias. Aproveite para conferir:

 
“Otacílio Camilo — Estética da rebeldia”, nas Salas Negras, até 01.12.2019 (PRORROGADA ATÉ 08.12)
 
“Adriana Giora — No limiar do jardim”, na Sala Oscar Boeira, até 08.12.2019
 
“Lenir de Miranda — Pintura périplo”, nas Salas João Fahrion, Angelo Guido e Pedro Weingärtner, até 08.12.2019
 
 
E não deixe de aproveitar o bistrô, o café e a loja do MARGS.

_______

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

ISEND

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização