Adriana Giora recebe o público e lança catálogo da exposição “No limiar do jardim”

A artista Adriana Giora convida o público a participar do “Conversas com Artistas” sobre a exposição “No limiar do jardim”, integrando a programação da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 16.11.2019 (sábado), às 17h, no auditório do MARGS. Na sequência, às 18h30, será realizado o lançamento do catálogo da exposição, em sessão de autógrafos com a artista na Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os eventos, com entrada gratuita, terão participação da artista e do curador André Venzon, que falarão sobre o processo de criação da mostra.

O catálogo, editado pela Pubblicato, possui 48 páginas, em formato 14,8 x 21 cm. O conteúdo apresenta  fotos da exposição captadas pelo fotógrafo Leonardo Kerkhoven e textos de Francisco Dalcol, André Venzon, Tânia Resmini, Francisco Brennand e Adriana Giora. Na data do lançamento, o valor de venda promocional do catálogo é de  R$ 20,00.

 

Em exibição na Sala Oscar Boeira do museu, a exposição “Adriana Giora – No limiar do jardim” consiste em uma instalação de grandes proporções, com peças suspensas em cerâmica branca, ocupando a totalidade da sala expositiva e que representa um jardim imaginário, no qual é possível reconhecer a presença de métodos artesanais e de recursos tecnológicos em uma produção que mescla o primitivo e o contemporâneo.

A mostra segue em exibição até dia 08.12.2019. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

Leia o texto curatorial da exposição:

https://www.margs.rs.gov.br/midia/artista-adriana-giora-expoe-ampla-instalacao-no-margs/

 

 

A artista

Artista visual e ceramista, Adriana Giora é natural da cidade de Salto (1957), no Uruguai. Atual conselheira fiscal do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), tendo sido vice-presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Estudou escultura e cerâmica com Adma Corá, Tânia Resmini, Claudia Carvalho, Jane da Cunha e Silva e Ítalo Giora. Também estudou história da arte com Edgardo Giora e Maria Helena Bernardes. Trabalha com cerâmica contemporânea explorando formas além do tradicional pote. Com mais de 15 exposições entre coletivas e individuais nos últimos cinco anos, em Porto Alegre e Montevidéu, Giora se considera em plena fase de experimentação, permitindo-se explorar materiais, formas e técnicas que reforcem seus conceitos mais fundamentais e sua ligação com a natureza. Desde 2009, participou de exposições coletivas no Centro Cultural Subte em Montevidéu/Uruguai, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Casa de Cultura Mario Quintana, na Galeria de Arte do DMAE, na galeria Arte & Fato, no Espaço Cultural do IAB e no Espaço Cultural da Associação Chico Lisboa, em Porto Alegre (RS). Participou também do “Mural Coletivo Pasage Saltimbanki”, no município de Quilmes, Argentina, em 2012. Sua instalação “Jardim secreto” foi exposta na Fundarte em Montenegro (RS) e no Espaço Cultural do IAB-RS, em Porto Alegre (RS), em 2017.

 

O curador

André Venzon (Porto Alegre/RS, 1976) é artista visual, gestor cultural e curador. Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/ESP. Licenciado em Artes Visuais e Mestre em Poéticas Visuais, pelo PPGAV-IA/UFRGS. Presidiu a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; foi Conselheiro de Cultura e Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul; Membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e durante a sua gestão recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como destaque em espaço institucional, além de vencer duas vezes o Prêmio Marcantonio Villaça para aquisição de acervos. Participou do programa “Museum Study Tour”, intercâmbio entre representantes de alguns dos mais importantes museus da Escócia, Inglaterra e Brasil, a convite do British Council. Integrou com Mônica Zielinsky o Conselho Curatorial do projeto RS Contemporâneo do Santander Cultural de Porto Alegre, onde também realizou a curadoria da exposição “Nem eu, nem tu: nós – a obra de Karin Lambrecht e o olhar do colecionador”, dentro do projeto Pensamentos Curatoriais. Atualmente é coordenador da Galeria Ecarta e integra os cargos de diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi, do Museu de Arte Contemporânea do RS – MAC-RS e do Centro de Desenvolvimento da Expressão – CDE.

 

 

SERVIÇO

 

“Conversas com Artistas” e lançamento do catálogo da exposição “No limiar do jardim”

Data: 16.11.2019, às 17h, no auditório do MARGS

Sessão de autógrafos: 18h30min, na Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro

Preço promocional: R$ 20,00

Entrada gratuita

 

Exposição “Adriana Giora – No limiar do jardim”

Curadoria: André Venzon
Visitação: 16.10 a 08.12.2019
Local: MARGS – Sala Oscar Boeira

Produção: Babilônica Arte e Cultura

Entrada gratuita

 

 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

Santander

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização