Mirkó — Terra Mater

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), e o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre apresentam a exposição “Terra Mater”, do artista italiano Mirkó, com abertura no dia 21 de maio de 2019, às 19h, na Sala Oscar Boeira, do MARGS. A mostra é comemorativa ao dia 20 de maio, quando se festeja a Imigração Italiana no RS, data que em 1875 chegaram ao Estado as três primeiras famílias de imigrantes italianos estabelecendo-se em Nova Milano.

A exposição, com curadoria de Rita Raimondi, tem como objetivo prestar uma homenagem aqueles corajosos camponeses que deixaram a amada pátria em busca de um futuro melhor. A mostra é composta de treze quadros e quatro esculturas em cerâmica, formando um conjunto hipnótico de linhas criando maravilhosas cenas oníricas onde o artista representa as histórias e as condições dos migrantes. Nessa exposição os protagonistas são reais ou imaginários e fazem parte do nosso tempo passado ou atual. Mirkò consegue carregar uma grande força expressiva nas figuras, nas paisagens e nos “símbolos” onde o real é fragmentado, plano e sem perspectivas.

Cada obra é uma alternância de cores vibrantes, de simetrias e de movimentos onde o traço perfeito do artista junto a uma variedade de pequenos “detalhes” harmoniza o trabalho. O estilo do artista é imprevisível, sintético, reflexivo de substância e não de aparência no qual ele expressa realidade e esperança que se misturam com a criatividade.

Uma música criada especialmente para a ocasião por dois compositores italianos — Davide Famularo e Mauro Romano — completa a magia do projeto artístico remetendo-nos a sensação de termos ao fundo o som das ondas do mar e de gaivotas que acompanham os navios dos nômades indo para aquela “Terra Mater” em busca de uma nova vida e de novos horizontes para a concretização dos sonhos. A melodia nos transporta a cantos e danças de povos antigos e tribais, de povos que migram, de povos que não almejam um futuro melhor, mas apenas ter um futuro.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.
Visitas mediadas podem ser agendas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br

Sobre o artista

Mirko Guida, em arte Mirkò nasceu em 1980 na Itália.

Atualmente mora e trabalha em Vietri sul Mare, pequeno núcleo da Costa Amalfitana apreciado no mundo por suas belezas e conhecido como a cidade da cerâmica artística.

Aprendeu desde pequeno desenho e pintura em cerâmica com o mestre holandês Frans Brugman e formou-se em Artes Plásticas.

O artista, através de estudos e pesquisas, consegue desenvolver novos tons cromáticos criando assim um estilo próprio que logo capta a sensibilidade e a atenção dos apreciadores e grandes colecionadores de arte.

Rupert Murdoch, o cineasta Robert Zemeckis, Patch Adams e o Rock Walker dono da homônima grande galeria d’arte de NY- são alguns de seus prestigiadores.

Em sua carreira artística, mesmo sendo jovem, coleciona diversas exposições individuais em museus e instituições internacionais, tais como San Diego, Havaí, Londres, New México, Santa Fé e Roma para citar alguns exemplos.

Por ocasião de uma exposição individual em “Montecitório” – a Câmara dos Deputados da Itália – o Estado italiano adquiriu uma das obras que hoje faz parte do acervo artístico daquela instituição.

Atualmente, seu trabalho pode ser encontrado em 3 importantes galerias de NY:  Rogallery, Rockjwalker Gallery , Puccio Fine Art Gallery e na 1stdibs.

Título: Terra Mater

Artista: Mirkó

Curadoria: Rita Raimondi

Abertura: 21 de maio de 2019, às 19h

Visitação: 22 de maio a 07 de julho de 2019

Local樂威壯
: Galeria Oscar Boeira do MARGS

Banca do livro

Oliveira Construções

AAMARGS

Consulado Geral da Itália

Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Telefone: 51 32272311

www.facebook.com/margsmuseu