Exposição “Acervo em Movimento” tem substituições de obras, com escolhas do Núcleo de Curadoria

Nesta terça, 9 de abril, a partir das 10h, o público pode conferir a primeira alteração das obras que integram a exposição “Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”, inaugurada em 16/3 nas Pinacotecas do museu. A proposta do projeto curatorial é que, a cada mês, uma equipe do museu se encarregue de substituir cerca de 1/3 das obras em exposição, com o objetivo de propor novas relações, conexões, discussões e experiências frente ao conjunto dos trabalhos expostos.

Nesta primeira “virada” da exposição, a cargo do Núcleo de Curadoria do MARGS, 19 obras darão lugar a outras 19 que saem das reservas técnicas do acervo artístico do museu para passar a integrar a mostra, entre as quais se destacam as de artistas como Magliani, Jac Leirner, Regina Silveira e Alice Soares (veja em anexo a lista de obras).

As escolhas priorizam a equidade de gêneros e raça, aumentando a participação de artistas negros e artistas mulheres em relação à configuração inicial proposta na abertura da exposição pelo diretor-curador Francisco Dalcol. Nesse sentido, o conjunto da exposição passa de 20% de artistas mulheres a 50%. Mais do que estatística, a importância da representatividade está nas obras em si, pois é necessário que se tenha um olhar crítico sobre as representações imagéticas referentes ao feminino e aos indivíduos negros e negras nos acervos das instituições de arte, a fim de se desconstruir narrativas identitárias estereotipadas e ainda pautadas por regimes de visualidade moderno/coloniais.

 

A exposição

Acervo em Movimento é uma ampla exposição baseada no acervo do museu, ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do MARGS. O projeto expositivo consiste em um exercício experimental de curadoria com as equipes do museu, que atuarão no desenvolvimento da mostra em regime compartilhado. A exposição inaugura com uma seleção de obras do acervo, passando até julho por alterações quase mensais com entradas e saídas de outras obras. Cada uma dessa “viradas” será conduzida por integrantes dos Núcleos de Curadoria, Acervo, Educativo, Documentação e Pesquisa, e Restauro e Conservação.

Acervo em Movimento constitui um primeiro experimento curatorial voltado ao acervo, o qual se quer permanente na política de exibição do MARGS nesta gestão, passando a ocupar diferentes salas do museu depois desta estreia nas Pinacotecas.

 

As alterações de obras acontecem nas segundas-feiras, quando o museu está fechado e podem ser conferidas no dia seguinte.

 

Datas das alterações:

16.03 – Abertura com seleção de obras pelo Diretor-Curador (Duração de 23 dias)

08.04 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Curadoria (Duração de 27 dias)

06.05 – Obras escolhidas pelo Núcleo Educativo (Duração de 27 dias)

03.06 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Acervo (Duração de 27 dias)

01.07 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Documentação e Restauro (Duração de 20 dias)

21.07 –Encerramento da exposição

 

Ações do Núcleo Educativo

Durante o período de visitação até julho, serão realizadas atividades, ações, falas e um curso dentro do programa público da exposição.

Acompanhe a programação:

www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

 

SERVIÇO

1ª alteração das obras da exposição Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS (de 9 de abril a 6 de maio)

Visitação: até 21 de julho de 2019

Local: Pinacotecas do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.º)

Entrada Franca

 

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Comentários

comentários

Apoio e Realização