Perguntas Frequentes

Qual o endereço do MARGS?

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli está localizado na Praça da Alfândega, s/n°, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS), CEP 90010-150, Brasil

Qual o horário de funcionamento do MARGS?

Visitação de terças a domingos, das 10h às 19h (fechado nas segundas). Expediente administrativo de segunda a sexta, das 9h às 18h

O MARGS abre nos feriados de final de ano?

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul fecha ao público apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Como faço para entrar em contato com o MARGS?

O MARGS atende no telefone (51) 3227-2311.

O MARGS é uma instituição pública ou privada?

O MARGS é uma instituição pública, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

O MARGS cobra entrada?

Todas as exposições têm entrada gratuita.

Posso fazer solicitação de visitas mediadas para minha escola ou grupo?

Sim. O  Núcleo Educativo do MARGS oferece oferece visitas técnicas e mediadas para escolas ou grupos, mediante agendamento prévio. . O agendamento deve ser feito no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Quem dirige o MARGS?

O atual diretor-curador do MARGS é Francisco Dalcol. Cada gestão do MARGS é de quatro anos, por escolha do governador, mudando conforme o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O que é a AAMARGS?

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) é uma entidade criada para ajudar a manter as atividades e o funcionamento do museu. Seus sócios, além de contribuírem com o mais importante Museu de Arte do Rio Grande do Sul, possuem vantagens especiais. A sede da AAMARGS é no subsolo do MARGS e o atendimento é de terças a sextas, das 14h às 18h. A AAMARGS realiza eventos gratuitos e pagos, como palestras, cursos e mostras artísticas. Acesse: http://www.margs.rs.gov.br/aamargs/

Como faço para me associar na AAMARGS?

Como é o funcionamento da Loja do MARGS, do Café do MARGS e o Bistrô do MARGS?

A Loja, o Café e o Bistrô do MARGS são administradas por empresas privadas que locam o espaço por meio da AAMARGS e possuem atividades independentes. A Loja e o Café estão localizados no 1º pavimento do MARGS e seu funcionamento é de terças a domingos, das 10h às 19h. O Bistrô do MARGS está localizado na parte externa do museu e atende diariamente das 11h às 19h.

Como é definida a programação de exposições e ações públicas do MARGS?

O MARGS é uma instituição museológica voltada à história da arte, tendo como prioridade os seus acervos artístico e documental, a conservação e o restauro dos mesmos, a ação educativa, o programa artístico, as políticas de exibição e aquisições, bem como a gestão museológica

A direção do MARGS, em coordenação com os núcleos do museu, é responsável pela proposição e desenvolvimento dos projetos expositivos-curatoriais e das ações educativas, assim compondo e definindo a programação artística e as atividades públicas da instituição.

Quanto ao programa de exposições, o museu desenvolve prioritariamente seus próprios projetos de mostras de acervo ou externas, individuais ou coletivas, conforme a orientação da política institucional de exibição; enquanto que complementa parte de sua programação com projetos externos de outras instituições ou com aporte de projetos e programas específicos, que são levados para avaliação no Comitê de Curadoria.

Leia sobre a Política de exibição e aquisição | Comitês de Acervo e Curadoria

A gestão que se iniciou em 2019 conta com duas instâncias que amparam a implementação, a condução e a qualificação das políticas institucionais de exibição e de acervo do MARGS. Integrados por especialistas com notável reconhecimento em suas áreas de atuação e competência, designados pela direção, o Comitê Curadoria e o Comitê de Acervo têm como atribuição propor parâmetros qualitativos de avaliação e acompanhamento, como modo de colaborar para a busca da excelência nas ações e operação do museu. 

Apoio e Realização