“Acervo em movimento” — Julho a outubro de 2025

Acervo em movimento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, apresenta a reestreia do programa expositivo “Acervo em movimento”.

Interrompida pela enchente de maio de 2024, a exposição com rotatividade de obras do acervo do Museu agora volta a ser apresentada no 2º andar expositivo, ocupando 2 salas de modo permanente. 

O retorno de “Acervo em movimento”, como parte da programação comemorativa dos 71 anos do MARGS, pode ser conferido a partir do próximo sábado (19.07.2025).

A versão de reestreia, com curadoria de Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, tem como mote trazer um resgate do lançamento do programa expositivo em 2019. Assim, a exposição recupera obras apresentadas naquela ocasião, revistando conjuntos e diálogos então propostos, para explorar novas relações. No recorte, são apresentadas obras de mais 20 de artistas (confira abaixo a lista de artistas).

Em operação desde 2019, o programa expositivo “Acervo em movimento” consiste em uma exposição de longa duração com rotatividade de obras. Seu objetivo é trazer a público o acervo do MARGS, com uma mostra que opera segundo uma estratégia expositiva de substituições periódicas das obras em exibição. Desse modo, peças entram e saem a cada 3 meses em média, proporcionando uma renovação constante do conjunto exposto.

Com a estratégia de rotatividade, as substituições geram recombinações que procuram propor novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta mais na experiência da descoberta do que na orientação do discurso.

O interesse é sondar as provisórias relações de vizinhança entre as obras, assim como as tensões das partes com o todo, propondo desdobramentos que intensificam e multiplicam as formas de ver, sentir e reagir.

Parte-se do entendimento de que obras de arte não “falam” apenas por si mesmas, uma vez que seus sentidos são também efeito do que podem produzir tanto em relação ao contexto histórico mais amplo em que vêm a público como no interior dos territórios relacionais e narrativos que uma exposição é capaz de colocar em causa. 

Assim, “Acervo em movimento” explora a seguinte pergunta junto aos visitantes e a ação educativa: quais podem ser as relações entre obras de arte distintas e de diferentes épocas, contextos e linguagens?

O convite é que o público constitua os seus caminhos interpretativos, estabelecendo os seus próprios encontros e conexões, os quais sempre envolvem o que já sabemos, a expectativa do que ainda não vislumbramos e o estranhamento transformador da experiência inesperada e arrebatadora. 

O MARGS é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS. O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.

 

LISTA DE ARTISTAS
(julho a outubro de 2025)

Ado Malagoli

Alexandra Eckert

Antônio Caringi

Camila Schenkel

Camila Sposati

Carlos Pasquetti

Christina Balbão

Didonet Thomaz

Djalma do Alegrete

Elaine Tedesco

Fernando Lindote

 Gisela Waetge

Joseph Bail

José Resende

Leda Flores

Mário Röhnelt 

Milton Kurtz

Otacílio Camilo

Paulo Climachauska

Paulo Osir

Sandra Cinto

Tunga 

Waltercio Caldas 

 

A NOVA VERSÃO DA EXPOSIÇÃO

Por Cristina Barros
Curadora-assistente do MARGS
Historiadora da Arte

Em 2025, “Acervo em movimento” volta à programação expositiva do MARGS após 14 meses da suspensão ocasionada pela enchente que afetou o Museu em maio de 2024. 

Nesta nova configuração, o programa expõe parte das obras apresentadas em sua primeira edição, em 2019, marcada por um gesto inaugural de curadoria compartilhada com os núcleos internos de trabalho do MARGS.

Esse exercício curatorial foi conduzido por aqueles que detêm maior proximidade e intimidade com o Acervo — as equipes que, em seu cotidiano, atuam diretamente com a coleção —, a partir de recortes que emergiram de suas preferências pessoais, de suas linhas de pesquisa, de vínculos afetivos e profissionais com determinadas obras, e de suas vivências acumuladas na relação contínua com os trabalhos artísticos e com a história do Museu.

O retorno a esse conjunto inicial não se dá como reencenação, mas como ativação crítica da memória do próprio dispositivo curatorial — em uma espécie de “meta-apresentação” de “Acervo em movimento”, que se volta sobre si mesmo para reexaminar seus princípios fundadores.

“Acervo em movimento” é proposta como uma exposição de longa duração com rotatividade contínua das obras do Acervo Artístico do MARGS, orientada por estratégias experimentais de montagem, recombinação, sobreposição e justaposição.

Operando na desconstrução de narrativas lineares ou canônicas, o programa expositivo aposta nesses deslocamentos como modos de ativar a coleção do Museu sob novas especulações e chaves de leitura.

Sua atual configuração enfatiza, portanto, o papel da exposição como uma plataforma institucional autorreflexiva: não apenas mobiliza obras, mas reitera seu próprio modelo expositivo — propondo uma revisão da instituição por meio do que ela já foi capaz de articular. Em um contexto de reconstrução material e simbólica do MARGS, esta versão funciona como uma renovação do compromisso com a pluralidade, a experimentação e a produção de sentidos coletivos.

 

O PROGRAMA “ACERVO EM MOVIMENTO”

Por Francisco Dalcol
Diretor-curador do MARGS
Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte

O Acervo Artístico do MARGS é caracterizado por obras de arte do século 19 à atualidade, de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para a produção sul-rio-grandense. Abrange, assim, desde produções regidas pelos modelos acadêmicos, passando pelas rupturas dos diferentes modernismos, até a pluralidade das práticas artísticas contemporâneas. 

“Acervo em movimento” é um programa expositivo concebido para trazer a público esse patrimônio visual-artístico, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras expostas. Assim, trabalhos entram e saem com o objetivo de manter uma renovação frequente e constante do conjunto em exibição.

Fundamentado por noções de dispositivo, montagem e display, o formato de exposição recombinante lança mão de um processo curatorial de caráter experimental. Cada mudança — em parte ou no todo da mostra — opera o que passamos a denominar como “nova virada da exposição”, sendo concebida como uma resposta à configuração anterior e, por vezes, até às outras exposições no mesmo momento em exibição no Museu, estabelecendo diálogos. 

Com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que procuram propor novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta mais na experiência da descoberta do que na orientação do discurso.

Assim, a exposição propõe ao visitante a seguinte pergunta: quais podem ser as relações entre obras de arte distintas e de diferentes épocas, contextos e linguagens?

O interesse é sondar as provisórias relações de vizinhança entre elas, assim como as tensões das partes com o todo, propondo desdobramentos que intensificam e multiplicam as formas de ver, sentir e reagir. 

Parte-se do entendimento de que obras de arte não “falam” apenas por si mesmas, uma vez que seus sentidos são também efeito do que podem produzir tanto em relação ao contexto mais amplo em que vêm a público como no interior dos territórios relacionais e narrativos que uma exposição é capaz de colocar em causa. 

Desse modo, “Acervo em movimento” investe em aproximações, diálogos e cruzamentos especulativos que resultam em roteiros não lineares e abertos em suas possibilidades de sentidos. Isso também envolve um exame crítico de hierarquias, assimetrias e leituras consensuais que reiterariam a construção de um cânone entre as obras do acervo do MARGS, cujo caráter excludente é aqui reavaliado em favor de maior compromisso com pluralidade, diversidade, inclusão e representatividade.

Como projeto em operação desde 2019, “Acervo em movimento” integra uma política de caráter permanente de difusão pública do acervo do MARGS que tem por objetivo explorar estratégias de abordagem de exibição por meio de processos curatoriais voltados à experimentação de estratégias expositivas.

 

SERVIÇO

“Acervo em movimento” — Julho a outubro de 2025

Reestreia da exposição de longa duração com rotatividade de obras do acervo do MARGS

Quando: visitação aberta a partir de sábado (19.07.2025), às 10h. Em exibição até 05.10.2025.

Onde: 2º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150)

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. O MARGS oferece visitas mediadas para grupos e escolas, mediante agendamento prévio pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br

Contato imprensa:

Núcleo de Comunicação e Design do MARGS

comunicacao@margs.rs.gov.br

margsmuseu@gmail.com

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais. O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal.  O plano de recuperação do Museu conta com o PLANO BIANUAL MARGS 2025-2026, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) e identificado pelo PRONAC: 247296.

Patrocínio direto:

Banrisul

Patrocínio:

Santander

EDP

Hyundai

Apoio:

Tintas Renner

iSend

Café do MARGS

Banca do Livro

Arteplantas

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MINC – Ministério da Cultura

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre/RS, Brasil, CEP 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h (último acesso 18h), entrada gratuita

Telefone: +55 (51) 3286-2597

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização