MARGS participa da exposição “Magliani”, na Fundação Iberê Camargo, com obras de seu Acervo Artístico

A Secretaria de Estado da Cultura do RS, por meio do MARGS e do MAC-RS, colabora com a exposição “Magliani”, inaugurada em 19.03.2021, na Fundação Iberê Camargo. Ambos os museus participam com empréstimo de obras que integram os seus acervos (clique aqui para informações sobre a exposição).

No caso do MARGS, 3 obras foram escolhidas pelos curadores Denise Mattar e Gustavo Possamai. Além disso, o Museu colaborou com a pesquisa documental para a curadoria, a partir de documentação relacionada à artista que integra o nosso Acervo Documental. No momento, está em tratativa a ampliação desse conjunto documental referente a Magliani, mediante aquisição de itens documentais atualmente sob guarda do Núcleo Magliani, coordenado por Julio Castro.

O MARGS possui 16 obras de Magliani, algumas delas adquiridas recentemente, por meio de compra (clique aqui para consultar).

Tudo isso vem a afirmar o MARGS como um ponto referencial para a memória, a pesquisa e a preservação da obra da artista gaúcha Maria Lídia Magliani (1946-2012), cujo falecimento completará 10 anos em dezembro.

As demais obras de Magliani que integram o Acervo Artístico do MARGS e não estão sendo apresentadas na Fundação Iberê Camargo deverão ser trazidas a público a partir de maio, em duas exposições: a coletiva “Presença Negra no MARGS” e o programa permanente “Acervo em movimento”.

Além de colaborarmos para ampliar a atual circunstância de apreciação e resgate da obra de Magliani, nosso objetivo é também reforçar a parceria entre as instituições, estabelecendo a partir do MARGS um complemento e mesmo um desdobramento à ampla e extensa retrospectiva que neste momento está em exibição na FIC.

Confira as 3 obras de Magliani que integram o acervo do MARGS e estão em exibição na Fundação Iberê Camargo:

“Adormecida”, 2007
Acrílica sobre tela e espuma
75 x 133 cm
Acervo MARGS, aquisição por doação de Julio Castro, 2018

“Adormecida”, 2007
Acrílica sobre tela e espuma
75 x 133 cm
Acervo MARGS, aquisição por doação de Julio Castro, 2018

“Brinquedo de armar”, 1978
Óleo sobre tela, 72 x 58,5 cm
Acervo MARGS, aquisição por doação da artista, 1979

Comentários

comentários

Apoio e Realização