“MARGS: conexões em rede” tem início com o convidado Cauê Alves, curador do MAM-SP

Como parte da programação da 14ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início ao projeto “MARGS: conexões em rede”, que tem por objetivo trazer a público lives, ações e demais atividades desenvolvidas em parceria e interlocução com outros museus e instituições de arte do Brasil.

O lançamento será com uma live reunindo Cauê Alves, curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), e Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS. A conversa ao vivo será transmitida no dia 23.09.2020, quarta-feira, às 17h, no Youtube e no Facebook do MARGS, com tradução simultânea em Libras.

Na ocasião, Cauê Alves e Francisco Dalcol partirão do tema da 14ª Primavera dos Museus – “Mundo Digital: Museus em Transformação” –, abordando as linhas de pensamento, discussão e reflexão com que fundamentam suas atuações, projetos e práticas curatoriais no âmbito institucional dos museus de arte.

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“O projeto “MARGS: conexões em rede” soma-se a uma série de ações e mesmo de esforços que vêm sendo estimulados pela atual gestão do Museu. A ideia é buscar promover a aproximação e o diálogo do MARGS com agentes e outras instituições de arte no Brasil, com o objetivo de estabelecer cruzamentos e interlocuções em nível nacional”.

CAUÊ ALVES

Curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, é professor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP e coordenador do curso de graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP. Foi curador-chefe do MuBE e curador-assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Veneza. No MAM, já foi co-curador do 32º Panorama, membro do Conselho Consultivo de Artes e curador do Clube de Gravura.

FRANCISCO DALCOL

Diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Mestre e doutor em Teoria, Crítica e História da Arte, é professor-colaborador do curso de especialização (lato sensu) Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da UFRGS. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). É crítico de arte, historiador da arte, pesquisador, curador, professor e editor.

“MARGS: CONEXÕES EM REDE”

LANÇAMENTO DO PROJETO COM A PARTICIPAÇÃO DE CAUÊ ALVES, CURADOR DO MAM-SP

23.09.2020, quarta-feira, às 17h, no YouTube e no Facebook do MARGS, com interpretação simultânea em Libras

Facebook: facebook.com/museumargs