Confira nossas ações e conteúdos nas redes sociais e plataformas digitais durante o fechamento temporário do museu

Desde o fechamento temporário ao público, em cumprimento às determinações do decreto nº 55.154, de 01.04.2020, no qual o Governo do RS reitera a situação de calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19); o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) tem intensificado sua presença e atuação na Internet, com produção de conteúdos que estão sendo compartilhados no Instagram e no Facebook da instituição.

As ações envolvem diretamente os visitantes e os seguidores do MARGS nas redes sociais, que estão sendo convidados a participar de atividades de mediação à distância, a desvendar obras do acervo do museu e a conhecer a história da instituição e seu prédio.

Como boa parte do conteúdo do MARGS nas redes sociais é gerada por interações, postagens e repostagens do que é compartilhado pelos próprios seguidores e visitantes, o público também está sendo convidado a postar (e repostar) imagens e relatos de suas lembranças e experiências no museu.

Para isso, basta marcar:

@museumargs 

#museumargs 

#museudeartedoriograndedosul

As ações do museu nas redes sociais em tempos de enfrentamento ao Coronovírus, que oferecem um modo de as equipes se manterem em atividade e atendendo ao público, se inserem na campanhas nacional e internacional “Museu em casa”.

#museuemcasa 

#museumfromhome

 

Nossas ações e conteúdos nas redes sociais

Durante o fechamento do MARGS, as equipes continuam em atividade, na segurança de suas casas, produzindo conteúdos especiais com o objetivo de ultrapassar as paredes do museu e alcançar os visitantes, a partir das plataformas digitais da instituição.

As postagens destacam as obras e os artistas do acervo do MARGS, além das exposições, das atividades, da ação educativa e da história do prédio que abriga a sede do museu, um dos símbolos da arquitetura de Porto Alegre, também patrimônio histórico estadual e nacional.

Acompanhe as postagens no nosso Facebook e Instagram:

www.facebook.com/museumargs

www.instagram.com/museumargs

 

1 – Mediação em casa

O Núcleo Educativo do MARGS vem explorando modos de atuação remota e online, com postagens que envolvem proposições de mediação aos seguidores do museu nas redes sociais.

Para explorar a linguagem e as possibilidades do meio digital, a equipe tomou como ponto de partida examinar, repensar e adaptar as próprias ações que ocorrem no museu de forma presencial. Assim, foi desenvolvida a ação MEDIAÇÃO EM CASA, com postagens nas quais são propostos aos seguidores que participem de exercícios coletivos por meio das diferentes ideias e percepções que um trabalho artístico pode gerar.

>> Funciona assim: o Núcleo Educativo do MARGS destaca uma obra do acervo do museu, desenvolve uma proposta de mediação relacionada a ela para ser desenvolvida em casa, e os seguidores das redes sociais que participam da ação são convidados a compartilhar seus resultados, e criações postando nos stories imagens e textos com a hashtag #educativomargs e marcando @museumargs. Todo o conteúdo publicado fica reunido e organizado nos destaques do perfil do MARGS no Instagram, podendo ser visto no conjunto.

 

2 – Qual é a obra?

Outra ação que destaca e coloca em evidência as obras de arte do acervo do MARGS é o QUAL É A OBRA, que se vale do princípio dos jogos de descoberta a partir de pistas.

>> Funciona assim: Em um primeiro post, é apresentado um detalhe de uma obra do acervo do MARGS, seguido de algumas informações que funcionam como pistas. No dia seguinte, obra e artista são revelados em outra postagem, que apresenta a imagem total e informações biográficas e sobre o trabalho.

 

3 – Quiz do MARGS

No Dia Internacional dos Museus (18.05.2020), que neste ano é celebrado mundialmente em meio à atual pandemia do Covid-19, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início a um novo projeto, que será totalmente online e voltado às redes sociais.

Intitulada Quiz do MARGS, a ação traz a público conteúdos que abordam a história do museu em linguagem que tem por objetivo estabelecer formas de interatividade com os seguidores nas redes sociais, concentrando-se no perfil do MARGS no Instagram (www.instagram.com/museumargs e @museumargs).

Entre os tópicos que serão tratados, estão fatos e eventos envolvendo a criação do museu, as primeiras sedes, a estruturação do acervo ao longo das décadas, a mudança definitiva para a Praça da Alfândega e as memórias que esse espaço urbano guarda, entre outros.

Semanalmente, sempre às segundas-feiras, os conteúdos serão compartilhados no Instagram do MARGS convidando os seguidores a desvendar perguntas sobre a história do museu por meio de um quiz nos stories do Instagram, acompanhado de post com conteúdo sobre o tema abordado.

 

4 – Quem faz o MARGS

Série que apresenta os funcionários e as equipes do MARGS compartilhando suas experiências e vivências pessoais no trabalho e nas atividades que desenvolvem no museu.

 

5 – Acervo do MARGS para consulta no site

O MARGS é o principal museu de arte do Estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 5.000 obras de arte, desde a primeira metade do século 19 até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmIca, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros.

Essa coleção de arte do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras de artistas estrangeiros, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.

Além disso, o MARGS possuiu um acervo documental com mais de 8 mil publicações bibliográficas e 5 mil pastas contendo documentos sobre a trajetória de artistas e a história de agentes do sistema artístico.

Por ser um museu, o MARGS tem como principal finalidade colecionar, catalogar, documentar, guardar, conservar, restaurar, pesquisar e exibir os seus acervos artístico e documental, a fim de desenvolver exposições e atividades que proporcionem aos públicos experiências enriquecedoras, transformadoras, inclusivas e acolhedoras.

Boa parte do acervo do MARGS pode ser conhecida no nosso site. É só acessar e navegar pelas obras, que estão organizadas segundo os nomes d@s artistas, em ordem alfabética.

Acesse e consulte nosso acervo:

https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

 

6 – Publicações e impressos em versão online

Você sabia que os conteúdos e textos impressos relacionados às exposições e às atividades do MARGS estão disponíveis ao público na internet?

Através da nossa página na plataforma Issuu, você encontra as versões digitais dos fôlderes das exposições e também de outras publicações do museu.

Acesse e confira:

https://issuu.com/margsmuseu

 

7 – Vídeos das exposições

Em nosso canal no YouTube, reunimos vídeos que registram as exposições apresentadas pelo museu ao longo de 2019, além de entrevistas e cobertura de outras atividades e atrações.

Acesse e confira:

https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w/videos

 

 

Equipes do MARGS | Contatos em teletrabalho

Como instituição pública, estamos seriamente empenhados com o compromisso de reduzir as possibilidades de contaminação, oferecendo condições de segurança, bem-estar e saúde ao público, aos nossos colaboradores e à sociedade como um todo.

Mesmo fechados, seguimos em atividade e contato com o público, reforçando o compromisso e empenho de continuarmos oferecendo nosso serviço público enquanto instituição museológica do Estado do RS voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações e produção em artes visuais.

Desde o dia 18.03.2020, quando a visitação e as atividades presenciais foram suspensas no museu, o MARGS mantém suas equipes em regime de teletrabalho, mantendo contato com os nossos públicos e atendendo remotamente às demandas do museu. Com isso, nossas equipes estão trabalhando desde casa, em regime de teletrabalho.

Os setores do museu estão em contato pelos e-mails dos nossos Núcleos:

▪ Núcleo Administrativo: administrativo@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo de Comunicação: comunicacao@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo Educativo: educativo@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo de Acervo: acervo@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo de Restauro e Conservação: restauro@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo de Curadoria: curadoria@margs.rs.gov.br

▪ Núcleo de Documentação e Pesquisa: pesquisa@margs.rs.gov.br

▪ Associação dos Amigos do MARGS: aamargs@margs.rs.gov.br

▪ Direção: diretor@margs.rs.gov.br e fernanda.medeiros@margs.rs.gov.br

Se precisar nos telefonar, estamos no (51) 3227-2311.

Apoio e Realização