Ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”

Arredores da imagem:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS (FACED), convida o público para a estréia da nova edição do projeto “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no museu.

O primeiro encontro tem como convidado o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, que fará palestra “Imagem e Poesia no Cotidiano”, seguida de debate. O evento ocorre na próxima terça-feira (16/07), às 17h, no Auditório do MARGS.

Até dezembro, o ciclo de palestras vai trazer ao MARGS nomes de personalidades de destaque do cenário cultural, para conversar com o público em encontros mensais, às terças-feiras, sobre temas relacionados à imagem. A entrada é gratuita, e os espaços serão preenchidos por ordem de chegada.

Entre os próximos convidados, estão Vera Chaves Barcellos, Roger Lerina, Sandra Mara Corazza, Paola Zordan, Anelise de Carli, Edson Luiz André de Sousa, Claudio Levitan e Vanessa Silla (veja programação completa abaixo).

“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

ARGUMENTO GERAL

Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.

ARREDORES DA IMAGEM – PROGRAMAÇÃO 2019

> 16/07/19: Juremir Machado da Silva

> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos

> 17/09/19: Roger Lerina

> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan

> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa

> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla

> Peça teatral El juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin (horário e local a definir).

Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade.

Informações: autonomaz@ufrgs.br

SOBRE O PALESTRANTE DE ESTREIA: JUREMIR MACHADO

Nascido em Santana do Livramento, RS, em 29 de janeiro de 1962, possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia – Université Paris Descartes (1992) e doutorado em Sociologia – Université Paris V René Descartes (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde coordenou, de 2003 a 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sociologia da mídia e sociologia do imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação, história e tecnologia. É tradutor, romancista e cronista. Até o final de 2013, publicou 30 livros individuais, três deles traduzido para o francês. Entre seus livros mais conhecidos estão “Anjos da perdidão, futuro e presente na cultura brasileira” (Sulina, 1996), “Getúlio” (Record, 2004), “História regional da infâmia – o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras” (L&PM, 2010), “1930, águas da revolução” (Record, 2010), “Vozes da Legalidade, política e imaginário na era do rádio” (Sulina, 2011), “A sociedade ‘midíocre’, passagem ao hiperespetacular – o fim do direito autoral, do livro e da escrita” (Sulina, 2012) e “Jango, a vida e a morte no exílio” (L&PM, 2013).

Ciclo de palestras Arredores da imagem

Data: terças, de 16/07 a 10/12, às 17h

Local: Auditório do MARGS

Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada)