Nervo Óptico e os novos meios  ̶  experiências na arte contemporânea

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli convida para a exposição “Nervo Óptico e os novos meios – experiências na arte contemporânea”, com curadoria do MARGS. A mostrao pode ser visitada de 22 de novembro a 11 de março de 2018, com entrada franca.

Nervo Óptico integra o  projeto de exposições do acervo  intitulado “Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul”, desenvolvido pela equipe do MARGS com o objetivo de divulgar a história da arte no Rio Grande do Sul a partir de obras do Acervo do MARGS. Este módulo contempla as ações realizadas por um coletivo de jovens artistas gaúchos, ligados ao Instituto de Artes da UFRGS.

Entre as décadas de 70 e 80, esses artistas passam a experimentar novas linguagens para expressar suas poéticas visuais, dentre elas, fotografia, instalações, performance, super-8, objetos, fotomontagem; sem a preocupação com o suporte, muito menos em gerar um produto final, apenas queriam manifestar-se artisticamente.

Inicialmente, o coletivo era formado por Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Vera Chaves Barcellos e Telmo Lanes. Sendo que também fizeram parte, os artistas Jesus Escobar e Romanita Disconzi.

Em 1976, assumiram uma posição pública de repúdio às políticas culturais locais que valorizavam a arte somente como objeto de mercado, através de um “Manifesto” (cartazete) e uma exposição-relâmpago (24 horas ininterruptas), denominada “Atividades Continuadas”, no Museu de Arte do RS – MARGS. Os cartazetes ou publicações do Nervo Óptico além de divulgar a produção dos artistas serviam também como espaço expositivo de suas propostas.

Em 1977, lançaram o primeiro periódico – de um total de treze edições- intitulado “Nervo Óptico”, com uma tiragem de três mil exemplares distribuídos gratuitamente a críticos e artistas locais e internacionais, visando ampliar a rede de diálogo sobre arte, o que gerou uma maior legitimidade e visibilidade ao coletivo e suas novas proposições.

O Centro Alternativo de Cultura Espaço N.O.”, mais conhecido como “Espaço N.O.”, idealizado em 1979, por Vera Chaves Barcellos e alguns alunos do Instituto de Artes da UFRGS, deu prosseguimento ao trabalho iniciado pelo coletivo, visando criar em Porto Alegre um local destinado às atividades relacionadas à arte contemporânea, realizando exposições, palestras, cursos, debates, tanto nas artes visuais, quanto nas áreas da dança, teatro, literatura e música.

O coletivo de artistas Nervo Óptico, com sua atitude provocativa e sua postura irônica, se desfez em 1978, deixando uma reflexão sobre o que era ser artista, para que servia a arte, quem a consumia ̶ questões que marcaram um período de intensa renovação no meio artístico/cultural local e que reverbera até os dias atuais.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

 

 

 

Fonte:

Espaço N.O., Nervo Óptico/ organizadora: Ana Maria Albani de Carvalho. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.

100 anos de Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica/organizador: Paulo Gomes. Porto Alegre: Lahtu Sensu, 2007.

 

ARTISTAS PARTICIPANTES

 

CARLOS ASP

CARLOS PASQUETTI

CLÓVIS DARIANO

JESUS ESCOBAR

MARA ALVARES

ROMANITA DISCONZI

TELMO LANES

VERA CHAVES BARCELLOS

 

Imagens em alta resolução para download
SERVIÇO

Exposição Nervo Óptico e os novos meios – experiências na arte contemporânea

VISITAÇÃO: 22 de novembro de 2017 a 11 de março de 2018

Curadoria: MARGS

Local: Galeria Aldo Locatelli do MARGS

Entrada Franca

 

Contatos:

Núcleo de Curadoria: curadoria@margs.rs.gov.br – 32272012/ Ramal 7032

Núcleo de Comunicação:  comunicacao@margs.rs.gov.br – 32863145 / Ramal 7192

 

Realização

Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Patrocínio

Banrisul

BRDE

 

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização