Mostra fotográfica discute a questão racial nos contrastes de tons de pele

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli  ̶ AAMARGS  ̶  apresenta a exposição “Toda manhã na África”, do fotógrafo Javier Paquito Herrera, dia 5 de novembro, no Bistrô do MARGS. A mostra dá sequência à seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS – 2018 e ficará aberta até 31 de dezembro. A entrada é Franca.

A exposição apresenta com sensibilidade o problema da discriminação dos albinos na África, principalmente em crianças, abandonadas em abrigos, captadas em uma série composta de 16 fotografias no formato 47 x 47 cm.

TODA MANHÃ NA ÁFRICA…

Toda manhã na África, a gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o mais rápido dos leões para sobreviver. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a mais lenta das gazelas senão morrerá de fome. Não importa se você e um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr.

Correr sim, mas… não estava nos meus planos prioritários ir a África, também não estava, correr 30 maratonas ou super maratonas, como a Comrades da África do Sul, 90 kms, porém os planos mudam.

Em 2012, participei dos 90 km da Comrades, na véspera, fui visitar um orfanato, crianças na maioria deficientes e entre elas algumas albinas, rejeitadas por suas famílias, pela sua cor de pele, uma minoria que não entende esta falha genética, e lá na Ethembeni School captei algumas fotos.

Em tempos de inserção e acessos, estas imagens mostram a exclusão que ainda faz parte do planeta, como o racismo. Sempre é tempo de despertar para refletir o que somos. Embalagem ou conteúdo?

Nos olhos, nos contrastes, nos modos e na alma destes pequenos, se revela o colorido e a grandeza gigante de seres que neste planeta acreditam e tem fé, dar visibilidade a eles nos faz mensageiros de seus anseios.

O preto e branco nas imagens mostradas, é para confrontar ainda mais esta questão racial, além da dramaticidade e leitura de cores que não estão impressas, dão ao leitor das imagens a liberdade de colorir em sua mente as peles e ambientes.

Nos olhos, nos contrastes, nos modos e na alma destes pequenos, se revela a grandeza gigante de seres que neste planeta acreditam e têm fé, na possibilidade de um futuro.

Sobre Javier Herrera

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Superior: Instituição: Universidade de Caxias do Sul / Curso Superior de Formação Específica em

Fotografia / Período: de 2005 / 2008

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Empresa: RBS TV Caxias – Caxias do Sul – RS Período: 03/1982 a 02/1987

Empresa: Vídeo Top Produções Audiovisuais Ltda. – Caxias do Sul – RS Período: 03/1987 a 01/2012.

Cargo: Sócio-proprietário, atuando as áreas de: Direção de Fotografia e Direção de Cena.

– Mais de 3.500 comerciais para televisão. Destes podemos destacar prêmios como finalistas de diversos

concursos como: Profissionais do Ano, Prêmio Colunistas, Festival de Gramado, ADVB, Prêmio RBS.

– Mais de 350 audiovisuais, vídeos treinamento, vídeos empresas.

– 13 campanhas políticas municipais, programas e comerciais para tv.

Empresa: TOO Comunicação Ltda. – Caxias do Sul – RS – Período: 01/2012 até o dia de hoje.

Trabalhos realizados: Comerciais para TV, Videos Empresa, Fotografia, Campanha Política.

Mais de 50 participações em projetos culturais, atuando como diretor de fotografia e outros como diretor de

cena também.

– Membro da Diretoria do Sindicato da Industria Audiovisual do RS, de 1998 a 2002.

– Sócio e fundador do Clube de Criação de Caxias Do Sul 2000.

– Membro da Diretoria da ARI Serra Gaúcha, nas gestões 2010 a 2017.

– Diretor de Fotografia do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, gestão 2014/2015.

– Membro do Conselho do Clube, gestão 2016/2017.

– Jurado de diversos concursos universitários e da área publicitária, em Caxias e região.

– Palestrante de seminários universitários na UCS, FSG e FTEC.

– Troféu ARI 2016 – Destaque em Fotografia e Cinematografia.

– Título Cidadão Caxiense, em 2017, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

– Premiações em concursos fotográficos nacionais e internacionais:

* Primeiro Lugar Nacional, Bienal Foto em Preto e Branco da Confederação Brasileira de Foto, 2014.

* Finalista com menções honrosas nas Bienais Nacionais de Foto em: 2010, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016.

* Finalista e premiado no Salão Internacional de Jaú 2014.

* Finalista com menção honrosa Concurso Revista Fotografe Melhor/Leica 2013.

* Finalista e vencedor no concurso Clic Ambiental de Caxias do Sul 2011, 2013, 2014.

* Finalista e premiado Photo Saloon Doboj Bosnia 2015.

* Finalista e premiado no Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano 2017.

* Finalista e premiado Salão Nacional de Arte Fotográfica de Londrina, troféu Melhor Composição 2017.

* Finalista e premiado no Photo Nature Internacional de Ribeirão Preto 2017.

Título: Toda Manhã na África

Fttógrafo: Javier Paquito Herrera

Abertura: Dia 5 de novembro de 2018

Visitação: De 6 de novembro a 31 de dezembro de 2018, de segunda a domingo, das 11h às 19h;

Local: Bistrô do MARGS

Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer