A exposição Maria Di Gesu  ̶  60 anos de arte inicia hoje no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul apresenta mais uma exposição de Maria Di Gesu. Desta vez em comemoração aos 88 anos da artista, dia 12 de julho de 2016, terça-feira, às 18h30min, na Galeria João Fahrion do MARGS. São 54 trabalhos em pintura, xilogravura e esculturas em terracota e gesso platinado que representam a obra da artista em sua pluralidade. A curadoria é de Paulo César Brasil do Amaral, diretor do MARGS, que escreve sobre a artista:

“Incansável pintora, gravadora e também violinista, virtuose que é Maria no amplo universo das artes que elegeu. Não se trata de uma retrospectiva, porquanto não se reuniram aqui obras das várias fases produzidas pela artista de características tão próprias durante sua longa e profícua trajetória nas artes visuais. Entretanto, a exposição revela-nos em particular duas Marias: a pintora primitiva e a exímia gravadora. Natural de Morano Calabro, na Itália em que iniciou a pintar desde jovem, Maria Di Gesu mudou-se ainda muito cedo para o Brasil, escolhendo a linha primitiva para a produção de sua arte, o que se revela, sobretudo, na pintura que, em seu caso, está intimamente atrelada à linguagem de suas xilogravuras, raras preciosidades para uma técnica de ferramental e efeitos limitados. Artista inquieta, Maria Di Gesu nunca parou de produzir o seu trabalho, fazendo dele uma quase religião de ofício vindo a ombrear-se em qualidade aos mais renomados artistas de nossa terra, alguns dos quais, seus próprios mestres. É para o MARGS um privilégio acolher outra vez uma mostra de Maria Di Gesu, renovando a notícia de uma criação artística ininterrupta e coerente que nos deve servir de lição e exemplo.”

A exposição Maria Di Gesu  ̶  60 anos de arte pode ser visitada de 13 de julho a 21 de agosto na Galeria João Fahrion. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

A artista

Maria Di Gesu nasceu em Morano Calabro, na Itália, em 22 de fevereiro de 1928. Começou sua atividade artística como autodidata durante a 2ª Guerra Mundial, interessando-se pela pintura, cerâmica e desenho. Veio para o Brasil em 1947. Em 1953, ingressou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde cursou desenho e modelagem com Cristina Balbão e Naiá Corrêa. Em 1956 aperfeiçoou-se em cerâmica com Maria Helena Sarmento Barata. Em 1960, fez cursos livres de desenho e pintura com Benito Castanheda e Iberê Camargo. Em 1961, aprendeu xilogravura com Francisco Stocinger e Danúbio Gonçalves e colaborou para a fundação do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 1962, cursou percepção visual com Carlos Scarinci. Fez escultura com Vasco Prado no Atelier Livre da Prefeitura e Tapeçaria com Eleonora Veríssimo na Escola Carlo Baroni. Em 1969, recebeu certificado de habilitação como violinista pela Ordem dos Músicos do Brasil. Em 1980, fez técnica em cerâmica com o Prof. Olmedo.

Possui inúmeras exposições individuais, coletivas, bienais e salões no Brasil e no exterior que fazem parte de sua movimentada agenda cultural e artística, na qual mereceu pela qualidade de seus trabalhos, referências destacadas da crítica especializada, premiações e menções.

Possui obras no Museu da Gravura Brasileira de Bagé – RS, no Museu de Arte Primitiva de Assis – SP, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, na Pinacoteca Rubem Berta, Porto Alegre – RS, na Discoteca Pública Natho Hem da SEC – RS, no Museu de Porto Alegre – RS, no Ministério da Cultura do Rio de Janeiro, na Casa do Poeta Riograndense, Porto Alegre – RS, no Centro Ítalo Brasileiro, Porto Alegre – RS, e em diversas coletivas particulares, na Argentina, Uruguai, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos e Brasil.

“Ela nos mostra pelo pincel o que o povorello de Assis nos legou pela palavra. Artista de talento polidimensional, Maria Di Gesu nos envia sua mensagem de paz, de simplicidade, de fé e de amor.”

Mario Saturnino D’Agord – Diretor Cultural do CIB, 1983

“Seus quadros não só pela arte, mas pela singeleza, encantam sobremaneira. Neles estão sempre presentes motivos religiosos e seu ideal humano. A pintura de Maria Di Gesu é uma mensagem de franternidade.”

Nelson Abot de Freitas – Diário Popular, Pelotas, RS, 1985

“Maria Di Gesu é uma artista consciente de seu poder criativo que emerge justamente da rica força imaginosa, que por séculos montou a infraestrutura do pensamento estético italiano. As origens itálicas estão presentes no seu traço, no seu desenho, na sua cor e aculturando-se pela inspiração da nova terra brasileira, e depois gaúcha. Maria Di Gesu, revela-se uma inovadora, senhora absoluta de um estilo pessoal recriando os temas jovens de uma paisagem, figuras de um universo diferente e partindo para o inédito no que traz para sua arte. Mas não perde nunca os traços que lhe proporcionam sua origem peninsular.”

Dante de Laytano – Novembro de 1981

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Maria Di Gesu  ̶  60 anos de arte

Abertura: 12 de julho, às 18h30min