Filme “Zoravia” ganha sessão pública no MARGS

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 11/06/2019
16:00

Categorias


O filme “Zoravia” (2018), de Henrique de Freitas Lima, dedicado à artista visual Zoravia Bettiol (1935), será exibido no MARGS, em sessão comentada com a participação do diretor Henrique de Freitas Lima, da artista Zoravia Bettiol e da professora do IA/UFRGS Paula Ramos, com mediação do diretor-curador Francisco Dalcol. O evento ocorrerá dia 11 de junho, às 16h, no auditório do MARGS. A entrada é gratuita, e as vagas serão preenchidas, por ordem de chegada, sujeitas à lotação de 70 lugares.

O filme integra a Série Grandes Mestres, que foi iniciada com a exibição em 2012 com o filme “Danúbio”, que teve o pintor e gravador Danúbio Gonçalves (1925-2019) como homenageado e foi exibido no MARGS no último dia 28 de maio, seguido de debate.

O Projeto

No fim dos anos 80, o diretor Henrique de Freitas Lima foi convocado pela crítica de arte e gestora cultural Evelyn Ioschpe para uma tarefa especial que recém iniciava.  O Arte na Escola, hoje o carro-chefe entre os programas da Fundação de abrangência nacional e sede em São Paulo, buscava uma forma eficiente da arte de educar, através do uso de vídeos sobre o fazer artístico que pudessem ser usados em sala de aula acompanhados por materiais pedagógicos produzidos por especialistas. No período que exerceu esta função, que aperfeiçoou seu olhar e o aproximou das artes visuais, o cineasta licenciou para a Fundação mais de 300 títulos, garimpados no Brasil e Exterior. Uma constatação, entretanto, ficou evidente: era insignificante a documentação dos artistas do Sul, em que pese sua importância no cenário nacional. A vontade de sanar esta lacuna ficou latente, já que a Fundação não tinha entre suas metas a produção de documentários.

O filme

“Zoravia” foi filmado em Porto Alegre e São Paulo, cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e militância por causas relacionadas à cultura, ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Participam do filme nomes conhecidos das artes plásticas brasileiras, como o crítico de arte Jacob Klintowitz e a gravadora Maria Bonomi, e uma legião de gaúchos, todos vinculados a trajetória da homenageada. Desfilam na tela nomes que já nos deixaram, como a socióloga Lícia Peres e o diretor e dramaturgo Ronald Radde, e artistas em plena atividade, como André Venzon, Maria Ines Rodrigues e Rosane Morais.

A face militante de Zoravia se revela pela voz dos companheiros de luta da Agapam – Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente e do escritor Luis Fernando Verissimo, entre outros. Imagens cedidas pelos acervos da RBS TV e TVE dão conta da longa trajetória da artista.

A família de Zoravia, especialmente a filha, a atriz e diretora Nora Prado, é responsável por alguns dos momentos mais tocantes do filme.

Exibido recentemente no circuito comercial, o filme estreou no encerramento do IX Festival Internacional de Cinema de Bagé, em 2018, que teve a artista como homenageada, sendo muito bem recebido. No dizer do diretor de cinema e Mestre em Artes Visuais Zeca Brito, organizador do evento e nome importante da nova geração do cinema brasileiro feito no sul, Henrique fez “um filme feminino, de grande emoção”. O diretor Henrique de Freitas Lima recebeu o comentário como um grande elogio, considerando que boa parte de sua obra é dedicada a temas vinculados ao mundo rural.

“Zoravia” é o sexto filme de Henrique de Freitas Lima, depois de “Tempo Sem Glória” (1984), “Lua de Outubro” (1997), “Concerto Campestre” (2004), “Danúbio” (2010) e “Contos Gauchescos” (2012).

 

Ficha técnica

Duração: 52 minutos, formato HD

Produzido, escrito e dirigido por Henrique de Freitas Lima

Fotografia e Câmera: Eduardo Amorim

Pesquisa e Assistente de Direção: Luzia Rodeghiero

Montagem: Eduardo Amorim e Fabio Lobanowski

Música: Sérgio Rojas

Edição de Som: Kiko Ferraz

Finalização: Daniel Dode

Coordenação Administrativa: Carmem Curval

Divulgação:  Bebe Baumgartem

 

Realização da Cinematográfica Pampeana

Com apoio do SESC RS , RBS TV e TVE RS

Projeto financiado pelo FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre

 

 

SERVIÇO

Sessão comentada do filme “Zoravia”

Participação: Henrique de Freitas Lima (diretor), Zoravia Bettiol (artista) e Paula Ramos (professor do IA/UFRGS), com mediação do diretor-curador Francisco Dalcol.

Data: 11 de junho, às 16h

Local: Auditório do MARGS

Entrada Franca

* 70 lugares, preenchidos por ordem de chegada.

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização