Workshop de elaboração de projetos culturais | Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 12/07/2022 - 13/07/2022
14:00 - 17:00

Categorias


A Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, realiza o “Workshop de elaboração de projetos culturais” nos dias 12 e 13.07.2022 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h, no auditório do Museu. 

Ministrado pela jornalista e produtora cultural Silvia Abreu, o workshop integra o Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”, atualmente em exibição no Museu.

A ação é voltada para artistas e demais profissionais negros e negras da cultura e tem como um de seus objetivos ofecerecer capacitação ao participante para a formatação de projetos culturais e qualificação para o mercado cultural.

A atividade é presencial e conta com 6 horas de carga horária. Serão ofertadas 30 vagas, e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://forms.gle/EYTqbmr127X7dxkh8.

 

OBJETIVOS

> Propiciar a reflexão acerca de conceitos que norteiem o participante na escolha da linguagem adequada para a defesa de seus projetos, de acordo com o perfil de cada financiador/edital.

> Alertar o participante para os aspectos relevantes que devem ser considerados na elaboração de projetos culturais.

> Capacitar o participante para a formatação de projetos culturais, qualificando-o para o mercado cultural.

> Criar situações práticas para resolução de questões relativas à apresentação de projetos, quantificação de metas e resultados.

PROGRAMA

> Abordagem de conceitos relacionados ao projeto cultural: definição de projeto; descrição das características de um projeto; definição de projeto cultural; identificação das fases do ciclo de vida de um projeto cultural. 

> Como esboçar o projeto? Elementos básicos de um projeto cultural; as etapas de elaboração de um projeto cultural; estudos de ações de retorno de interesse público, ações de democratização de acesso e demais provisões acerca de anexos obrigatórios nos editais; orçamento; cronograma executivo.

> Diferenças de projetos apresentados por pessoa física ou jurídica. 

> Fontes de financiamento. 

> Como ler um edital. 

MINISTRANTE

Silvia Abreu é jornalista (Unisinos) e produtora cultural, com 30 anos de atuação no mercado cultural gaúcho. É pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pela Faculdade de Hotelaria e Turismo Senac-SP. CEO na empresa SM Comunicação e Gestão Cultural. Entre 2012 e 2020 foi docente no Curso de Superior de Tecnologia em Produção de Espetáculos nas Faculdades Monteiro Lobato. Integra a Rede de Artistas de Teatro de Porto Alegre. Tem ativa participação nos movimentos culturais e sociais ligados à comunidade negra, atuando como produtora e divulgadora do Coletivo Nimba de Mulheres Negras e Diretora de Comunicação da Frente Negra Gaúcha. Com diversos prêmios em sua área de atuação, é uma das idealizadoras do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS, certificado do IBGE.  Em 2020 venceu o Prêmio Natura Musical com o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea. Em 2021 foi contemplada com o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro.

@asilviamaraabreu www.vdesign.com.br/silvia http://lattes.cnpq.br/6719034506961094

 

SERVIÇO

Workshop de elaboração de projetos culturais, com a jornalista e produtora cultural Silvia  Abreu

Quando: 12 e 13.07.2022 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h 

Onde: Auditório do MARGS

Público: voltado a artistas e profissionais negros e negras da cultura, workshop tem por objetivo oferecer capacitação para a formatação de projetos culturais e qualificação para o mercado cultural

Inscrições: 30 vagas gratuitas, com inscrições prévias pelo link https://forms.gle/EYTqbmr127X7dxkh8.

Comentários

comentários

Apoio e Realização