Show em homenagem aos 40 anos da AAMARGS e aos 68 anos do MARGS

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 16/07/2022
15:00 - 16:00

Categorias


A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS), juntamente com o MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida para o show em homenagem aos 40 anos da Associação de Amigos e aos 68 anos do Museu.

O evento é aberto ao público e será realizado sábado, 16.07.2022, às 15h, com a jazzista Marguerite Silva Santos, que apresentará o show “POVO BANTU”. A atração, que terá lugar na Pinacoteca central do Museu (adaptada para receber cadeiras limitadas a 60 lugares, mediante reserva), dialoga com o contexto da exposição “Presença Negra no MARGS”, atualmente em exibição (leia aqui).

O show “Povo Bantu” mistura ritmos ancestrais africanos com música brasileira e jazz. O repertório inclui obras como “Vem Devagar” (Zilah Machado), “Calmaria” (Zilah Machado), “Ancestralidade” (Fátima Farias), “Sem Despedida” (Fátima Farias), entre outras, além de obras autorais e versões célebres de Zilah Machado (in memorian) e Fátima Regina Gomes Farias.

A cantora Marguerite Silva Santos será acompanhada por Gilberto Oliveira (violão), Cleômenes Junior (saxofone), Tuti Rodrigues (percussão), Gabriel Nunes (contrabaixo acústico). A participação especial será de Preta Mina (bailarina), que está entre os/as mais de 70 artistas que participam da exposição.

Ocupando todos os espaços expositivos do 1º andar do MARGS (Foyer, Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli), a grande mostra coletiva “Presença Negra no MARGS” foi inaugurada em 14.05 e segue em exibição até 21.08.2022. Visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h30). Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br.

RESERVAS: para o show, que gratuito é aberto ao público, a Pinacoteca central do MARGS estará adaptada para receber cadeiras limitadas a 60 lugares, mediante reserva pelo email: aamargs@margs.rs.gov.br

 

40 anos da AAMARGS e 68 anos do MARGS

O mês de julho é de celebrações no MARGS. Neste aniversário de 68 anos do Museu, comemorados em 27.07.2022, a grande celebração são os 40 anos da AAMARGS, fundada em 15.07.1982. 

A Associação é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. 

Tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins do MARGS.

A Associação promove, incentiva coordena ou financia, subsidiados diretamente ou mediante convênios, acordos, parcerias ou eventos tais como: cursos, congressos, seminários, debates, conferências e encontros de natureza social, cultural, educacional e outras, com o objetivo de angariar recursos ou abordar solução de problemas de interesse relacionados com as suas finalidades.

Desde sua criação, a AAMARGS tem sido fundamental para o funcionamento do Museu, garantindo ao MARGS excelência frente às exigências museológicas e institucionais.

A missão da Associação é ajudar a manter as atividades e o funcionamento do Museu ao oferecer meios de sustentabilidade à operação, à programação e à manutenção do MARGS.

Esse suporte se dá pela realização de ações e contribuição dos associados, bem como de apoiadores e incentivadores, e sobretudo pelos esforços da atuação voluntária da Diretoria da Associação, que constitui um dos maiores exemplos de vocação filantrópica em instituições culturais no Rio Grande do Sul.

Entre as ações realizadas, as principais são a gestão do Plano Anual do MARGS e a busca por patrocinadores, segundo mecanismos de fomento e financiamento como editais e leis de incentivo.

Também com o aluguel dos espaços para os serviços oferecidos ao público com o Café, o Bistrô e a Loja do MARGS, que são revertidos diretamente para manutenção, funcionamento e atividades do Museu. 

Nesse sentido, a AAMARGS tem sido de fundamental importância para a atuação e o desenvolvimento do Museu, contribuindo de maneira especial não só na sua sustentabilidade como também no seu crescimento e qualificação.

Assim, os passos da AAMARGS acompanham a história do Museu, fazendo-se presente em todos os momentos desde a sua fundação até os dias atuais.

 

A atual Diretoria da AAMARGS é composta por:

⇒ Dirce Zalewski (Presidente)

⇒ Maria Regina de Souza Lisboa (Vice-Presidente)

⇒ Ilita da Rocha Patricio (Tesoureira)

⇒ Reny Elizabeth de Araujo Ramacciotti (Secretária)

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2022 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Sulgás

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Comentários

comentários

Apoio e Realização