Sessão de lançamento do documentário “Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 18/08/2022
14:30 - 16:30

Categorias


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do MARGS — Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e a AAMARGS — Associação de Amigos do Museu, anunciam o lançamento do documentário “Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves”.

A sessão de estreia será realizada na quinta-feira, dia 18.08.2022, às 14h30, no auditório do MARGS, com presença do artista e realizadores. A entrada é gratuita, limitada a 60 lugares, por ordem de chegada.

“Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves” dá sequência à série “Acervo MARGS”, que já abordou nos documentários anteriores as trajetórias do pintor Britto Velho, do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, da gravadora Anico Herskovits e da escultora Claudia Stern. O objetivo do projeto, realizado pela AAMARGS, é apresentar e homenagear artistas que integram o Acervo Artístico do Museu.

Com direção de Gilberto Perin e Emerson Souza e duração de 21 minutos, o documentário em curta-metragem “Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves” traça um perfil do artista de Rosário do Sul que chegou em 1961 em Porto Alegre e estudou no Atelier Livre da Prefeitura, onde foi incentivado por artistas como Danúbio Gonçalves, Xico Stockinger e Vasco Prado. 

Depois de um curso de litografia em São Paulo, começou a fazer as impressões para artistas como Iberê Camargo, Vasco Prado e Maria Tomaselli, com quem trabalhou durante muito tempo.

No curta, Paulo Chimendes revisita sua trajetória e produção, comentando também sobre como enfrentou o preconceito racial. Outro assunto em destaque é como o cotidiano de Porto Alegre se reflete na sua obra.
 

As gravações foram realizadas no MARGS, no Museu do Trabalho de Porto Alegre, no atelier do artista e nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus de Porto Alegre.

O lançamento do documentário também integra o Programa Público da grande exposição coletiva “Presença Negra no MARGS”, da qual Paulinho participa com um conjunto de obras suas pertencentes ao acervo do Museu.

 

Ficha técnica 

“Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves” (Documentário, 2022, 21’) 

Direção, roteiro, produção executiva: Gilberto Perin e Emerson Souza

Direção de fotografia: Claudio Verissimo e Sandro Monroe

Edição: Eduardo Pua;

Imagens: Emerson Souza e Claudio Verissimo

Fotografias: Gilberto Perin e Arquivo pessoal de Paulinho Chimendes

Coordenação de finalização: Larissa de Bem

 

SERVIÇO

“Paulinho Chimendes — Meus olhos não são suaves”

Sessão de lançamento do documentário

Quinta-feira, 18.08.2022, às 14h30, entrada gratuita, limitada a 60 lugares, por ordem de chegada
Auditório do MARGS (Praça da Alfândega s/nº, Porto Alegre, RS)

Comentários

comentários

Apoio e Realização