Data / Hora
Date(s) - 03/11/2019
16:00 - 19:00
Categorias
Atividade tem como tema o cotidiano nos processos artísticos, reunindo como convidados
o artista Leandro Machado e a artista, pesquisadora e professora Maria Ivone dos Santos
Inaugurada em agosto, nas Salas Negras do MARGS, mostra foi prorrogada
em mais uma semana, seguindo em exibição até o domingo 08.12.2019.
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) convida o público para o seminário “Otacílio Camilo – Poéticas do cotidiano”, que será realizado na terça-feira 03.12.2019, das 16h às 19h, no auditório do museu, trazendo a público falas de dois convidados: o artista Leandro Machado; e a artista, pesquisadora e professora Maria Ivone dos Santos; juntamente com a curadora da exposição, Izis Abreu.
Inaugurada em agosto, nas Salas Negras do MARGS, a exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” foi prorrogada em mais uma semana, seguindo em exibição até o domingo 08.12.2019. Além de oferecer mais dias de visitação ao público, a prorrogação da mostra foi pensada para permitir a realização de mais uma atividade pelo programa público da exposição, ampliando assim o ciclo de ações já realizadas.
Com a finalidade de problematizar questões que atravessam a produção de Otacílio Camilo e sua trajetória de inserção e visibilidade no campo das artes, o programa público da exposição promoveu, ao longo do período exibição, seminários e oficinas de práticas artísticas, envolvendo artistas locais, docentes e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As oficinas tiveram como objetivo dialogar com o processo de produção de Otacílio, bem como conferir protagonismo a artistas negrxs. Agentes que historicamente vêm atuando nas margens de um sistema que, além de regulamentar as maneiras de fazer do sensível e suas formas de visibilidade, também determina quem tem legitimidade para fazer e ser visto. Um dos destaques das atividades foi a participação do Núcleo de Trabalho Educativo da EMEF PORTO ALEGRE – EPA, espaço de escolarização, acolhimento e produção de saberes que atende prioritariamente pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, que integrou o seminário “O papel arte como prática poética de re-existências” e, posteriormente, ministrou uma oficina de papel artesanal.
Otacílio Camilo – Poéticas do cotidiano
O seminário encerra o ciclo de atividades referentes ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”. A proposta é tecer diálogos entre a curadora da exposição, Izis Abreu, o artista Leandro Machado e a artista, pesquisadora e docente Maria Ivone do Santos, tomando a produção de Otacílio Camilo como o fio condutor para pensar o cotidiano como elemento central em processos artísticos.
Sobre os participantes
Leandro Machado dos Santos é bacharel em Artes Visuais – habilitação Pintura, pela UFRGS (2003); licenciado em Educação Artística em 2007 também pela UFRGS. Possui Especialização em Saúde Mental – Hospital Psiquiátrico São Pedro, Residência Integrada em Saúde, Escola de Saúde Pública (Porto Alegre/RS, 2007). Ganhou o prêmio Arte Contemporânea da Aliança Francesa (2017). Realizou individuais e coletivas no Brasil e no Exterior.
Maria Ivone do Santos é artista e pesquisadora, professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAV-UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS). Graduada na École Supérieure des Arts Décoratifs de Strasbourg – França (1990); Licence d’Arts Plastiques na Université des Sciences Humaines de Strasbourg (1991); Mestre (1994) e Doutora em Artes, (2003), na Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne.
Izis Abreu é Mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Curadora no Núcleo de Curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; integra o Comitê de Curadoria do MARGS; pesquisa a representação de sujeitos negros na história da arte do Rio Grande do Sul.
Leia mais sobre a exposição (release e texto curatorial):
https://www.margs.rs.gov.br/midia/margs-apresenta-exposicao-que-resgata-a-obra-de-otacilio-camilo/
SERVIÇO
Seminário “Otacílio Camilo – Poéticas do cotidiano”
Convidados: Leandro Machado (artista) e Maria Ivone dos Santos (artista, pesquisadora e professora)
Mediação: Izis Abreu (curadora da exposição)
Data: 03.12.2019
Horário: das 16h às 19h
Local: Auditório do MARGS
Entrada gratuita (as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com a lotação máxima de 60 lugares)
MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS
Patrocínio
Banrisul
BRDE
Sulgás
Apoio
Café do MARGS
Banca do livro
Bistrô do MARGS
Arteplantas
Celulose Riograndense
Oliveira Construções
Tintas Killing
ISEND
Realização
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado da Cultura do RS
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs