Performances poéticas pelo Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 09/07/2022 - 06/08/2022
16:00 - 17:00

Categorias


A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), anuncia a realização de 4 performances poéticas como parte integrante do Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”

As apresentações ocorrerão em 4 sábados, sempre às 16h, tendo como lugar o próprio espaço expositivo da mostra coletiva em cartaz no MARGS (veja abaixo a programação).

Para cada uma das performances, artistas foram convidados/as a realizar apresentações que dialoguem com uma obra em exibição, um eixo temático ou uma micronarrativa relacionados à exposição “Presença Negra no MARGS”.

Ocupando todos os espaços expositivos do 1º andar do MARGS (Foyer, Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli), a grande mostra coletiva foi inaugurada em 14.05 e permanece em exibição até 21.08.2022. Visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h30). Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br.

AS PERFORMANCES

> 09.07.22, 16h, performance da professora de literatura e escritora Ana dos Santos. Esta atividade tem classificação indicativa de 18 anos

> 23.07.22, 16h, performance dos Poetas Vivos (DaNova)

> 30.07.22, 16h, performance do poeta Duan Kissonde

> 06.08.22, 16h, performance da artista Cristal 

 

ARTISTAS DAS PERFORMANCES

Ana dos Santos
Professora de Literatura e escritora. Mestra em Estudos Literários Aplicados – Letras/UFRGS. Tem três livros publicados: “Flor” (Corpos Editora, 2009), “Poerotisa” (Editora Figura de Linguagem, 2019) e “Pequenos grandes lábios negros” (Venas Abiertas, 2020). Faz parte do catálogo “Intelectuais Negras Visíveis” (UFRJ). E ministra a oficina de escrita criativa “Mulher negra, Meu Corpo, Minha Voz”.

DaNova
É compositor, poeta e slammer. Em 2017, conheceu as batalhas de poesia espalhadas pelos cantos de POA e começou a fazer parte do movimento SLAM. No fim de 2018, foi convidado para fazer parte da Iniciativa Cultural Poetas Vivos e, desde então, segue como artista representando o coletivo. Em 2019, escreveu seu primeiro livro chamado “Vozes da revolução”. O livro é uma antologia de cinco poetas negros do RS. Em 2020, ganhou convite para participar da gravadora GuetoAnonimato Records. No mesmo ano, foi campeão do IV Torneio dos Slams – Encontro Estéticas das Periferias, no qual participaram vários slams do país.

Duan Kissonde
É morador da Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. Poeta e graduando do curso de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador das territorialidades negras em Porto Alegre, é autor do livro “Água de Meninos” (Editora Taverna, 2020).

Cristal
Com sua trajetória na arte iniciada nas rodas de poesias em 2017, Cristal estreou sua carreira no rap em 2019 com o single “Rude Girl”, e logo após “Ashley Banks”, hit que abriu portas para a artista trabalhar com o fenômeno Djonga na música “Deus Dará”. Depois de ter lançado singles como “$incera” e “Joia Rara” com seu parceiro e produtor musical MDN Beatz, a rapper lançou em julho/21 seu primeiro EP, intitulado “Quartzo”. No audiovisual Cristal costuma se envolver nos roteiros de seus videoclipes, a fim de expressar suas mensagens para além das músicas. A artista já atuou no projeto “CUT IT OUT” do Goethe Institut, em 2018, no longa-metragem “Aos Olhos de Ernesto” (2019), ambos pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Atuou nas séries policiais “O Complexo” e “Centro Liberdade”. Atualmente tem focado em singles e parcerias na música, fazendo conexões com outros artistas gaúchos e de fora do estado. Está desenvolvendo seu próximo álbum “Epifania” que foi um dos projetos selecionados pela Natura Musical.

Comentários

comentários

Apoio e Realização