Performance musical “tacet” | Programa Público da exposição “Guilherme Dable — Não um tempo, mas um lugar”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 31/07/2022
16:00 - 18:00

Categorias


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul —MARGS, apresenta no domingo 31.07.2022, às 16h, uma nova sessão da performance “tacet”, do artista Guilherme Dable, que no momento está com a mostra individual “Não um tempo, mas um lugar” em exibição no 2º andar.

A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h30).

A primeira apresentação de “tacet” foi realizada em 21.05, na Noite dos Museus em Porto Alegre. Ambas as sessões integram o Programa Público da exposição de Guilherme Dable apresentada pelo Museu.

A performance se relaciona a um trabalho do artista em exibição na sua individual. 

Trata-se da instalação com desenhos e som também intitulada “tacet”, trabalho que resulta de uma performance de música improvisada, em que Guilherme Dable e músicos que o acompanham tocam instrumentos nos quais carbono filme e papel de arroz são colocados em lugares específicos.

Dessa forma, os desenhos vão sendo criados em modo simultâneo à ação dos músicos sobre seus instrumentos.

“tacet” integrou o Rumos Itaú Cultural e sua performance foi apresentada no MARGS em 2012, resultando na obra que passou a integrar o acervo do Museu e está agora em exibição na individual do artista.

Na exposição, os desenhos estão acompanhados da gravação sonora de uma das performances musicais, mixada e reproduzida em som surround 5.1.

Dica: na exposição, observe como os pontos sonoros estão distribuídos nas paredes.

Tacet significa “silêncio”, em linguagem musical. Como em 4’33”, a afamada obra conceitual de John Cage composta por 4 minutos e 33 segundos de total silêncio, e que é uma das referências para este trabalho de Guilherme Dable.

O artista comenta:

“A performance é parte do trabalho ‘tacet’, desenvolvido por mim entre 2008 e 2012. Nele, preparo instrumentos musicais com papel japonês e carbono filme para uma sessão de improvisação livre. Ao final da sessão, toda a ação sobre os instrumentos está registrada nos papéis, que guardam a memória dos gestos em uma temporalidade que é distinta da experiência de fazer música”.

 

 

 

 

Comentários

comentários

Apoio e Realização