Data / Hora
Date(s) - 18/04/2022 - 20/04/2022
14:00 - 17:00
Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, promove a oficina experimental “Três estágios do toque”, com a artista Joana Burd. A atividade será realizada nos dias 18.04 e 20.04.2022, das 14h às 17h.
Nas palavras da artista, a oficina “Três estágios do toque” propõe aos participantes “sentir com a pele, na tentativa de desfrutar coletivamente de uma sinestesia individual”. Em dois encontros, será apresentado o uso de sensores, de objetos lúdicos e de experiências com sons graves para ativar a sensibilidade do nosso maior órgão — a pele — utilizando o chamado deep listening.
Além de referências de obras contemporâneas, Joana Burd abordará a “estética háptica” a partir das ideias de Mark Patterson, que argumenta que a pele, a carne e o corpo estão diretamente ligados à nossa experiência digital e espacial do cotidiano.
Joana Burd é artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil), atualmente realiza o seu doutorado na Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.
A oficina é voltada a jovens ou adultos de 16 a 70 anos que estejam interessados em trabalhar as possibilidades criativas da tactilidade, não sendo necessário ter conhecimento prévio dos temas.
Para participar, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de formulário online: https://forms.gle/YxbkCibErsdj4bXp6. Os participantes devem trazer uma venda para os olhos e um fone de ouvido.
Objetivos da oficina experimental “Três estágios do toque”:
Experimentar e questionar a estética háptica nas suas diversas sensorialidades.
Familiarizar os participantes com metodologias de exposição e manipulação de sensores e sons.
Estudar obras e artistas que usam a vibração como ferramenta em instalações sonoras e performances.
Analisar e discutir as possibilidades do uso do “sentir com a pele” em obras de arte contemporânea.
Sobre a ministrante
Joana Burd (joanaburd.com)
Artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil). Atualmente realiza o seu doutorado na Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.
Já realizou sete exposições individuais, exibindo recentemente em Lisboa, Aveiro, Berlim, Barcelona e Zaragoza. Trabalhou por 4 anos no “Acervo Independente”, com o qual, junto ao seu coletivo, recebeu o “IX Prêmio Açorianos de Artes Visuais” de Destaque Institucional. Em 2021, com o projeto “Las autómatas”, foi ganhadora do prêmio “LA RODA II” da prefeitura de Barcelona e contemplada com a Bolsa de Investigação no Kovent Zero (Berga, Espanha).
Meu trabalho desenvolve-se em arte, física e tecnologia através de esculturas interativas, vídeos e instalações sonoras, colaborando com artistas, intérpretes e engenheiros. Concentro minha prática em um hibridismo de colagens entre low-tech e plataformas open source. As experiências visam oferecer vivências táteis para o público interagir e envolver seu corpo com o fenômeno da vibração. Pesquiso como motores e alto falantes, podem questionar objetos de desejo e a perspectiva de gênero no campo digital. Também estou interessada no impacto afetivo da tecnologia e em como criar novas formas de diálogo por meio de dispositivos táteis e hápticos.
SERVIÇO
Oficina experimental “Três estágios para o toque”
Ministrante: Joana Burd
Quando: 18.04 e 20.04.2022, das 14h às 17h
Público (até 15 participantes): jovens ou adultos de 16 a 70 anos que estejam interessados em trabalhar as possibilidades criativas da tactilidade. Não é necessário ter conhecimento prévio nos temas.
Os participantes devem trazer: uma venda para os olhos e um fone de ouvido.
Para participar: https://forms.gle/YxbkCibErsdj4bXp6