Data / Hora
Date(s) - 18/04/2022 - 20/04/2022
14:00 - 17:00
Categorias Não Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, promove a oficina experimental “Três estágios do toque”, com a artista Joana Burd. A atividade será realizada nos dias 18.04 e 20.04.2022, das 14h às 17h.
Nas palavras da artista, a oficina “Três estágios do toque” propõe aos participantes “sentir com a pele, na tentativa de desfrutar coletivamente de uma sinestesia individual”. Em dois encontros, será apresentado o uso de sensores, de objetos lúdicos e de experiências com sons graves para ativar a sensibilidade do nosso maior órgão — a pele — utilizando o chamado deep listening.
Além de referências de obras contemporâneas, Joana Burd abordará a “estética háptica” a partir das ideias de Mark Patterson, que argumenta que a pele, a carne e o corpo estão diretamente ligados à nossa experiência digital e espacial do cotidiano.
Joana Burd é artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil), atualmente realiza o seu doutorado na Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.
A oficina é voltada a jovens ou adultos de 16 a 70 anos que estejam interessados em trabalhar as possibilidades criativas da tactilidade, não sendo necessário ter conhecimento prévio dos temas.
Para participar, xxxxx. Os participantes devem trazer uma venda para os olhos e um fone de ouvido.
Objetivos da oficina experimental “Três estágios do toque”
Experimentar e questionar a estética háptica nas suas diversas sensorialidades.
Familiarizar os participantes com metodologias de exposição e manipulação de sensores e sons.
Estudar obras e artistas que usam a vibração como ferramenta em instalações sonoras e performances.
Analisar e discutir as possibilidades do uso do “sentir com a pele” em obras de arte contemporânea.
Sobre a ministrante
Joana Burd (joanaburd.com)
Artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil). Atualmente realiza o seu doutorado na Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.
Já realizou sete exposições individuais, exibindo recentemente em Lisboa, Aveiro, Berlim, Barcelona e Zaragoza. Trabalhou por 4 anos no “Acervo Independente”, com o qual, junto ao seu coletivo, recebeu o “IX Prêmio Açorianos de Artes Visuais” de Destaque Institucional. Em 2021, com o projeto “Las autómatas”, foi ganhadora do prêmio “LA RODA II” da prefeitura de Barcelona e contemplada com a Bolsa de Investigação no Kovent Zero (Berga, Espanha).
Meu trabalho desenvolve-se em arte, física e tecnologia através de esculturas interativas, vídeos e instalações sonoras, colaborando com artistas, intérpretes e engenheiros. Concentro minha prática em um hibridismo de colagens entre low-tech e plataformas open source. As experiências visam oferecer vivências táteis para o público interagir e envolver seu corpo com o fenômeno da vibração. Pesquiso como motores e alto falantes, podem questionar objetos de desejo e a perspectiva de gênero no campo digital. Também estou interessada no impacto afetivo da tecnologia e em como criar novas formas de diálogo por meio de dispositivos táteis e hápticos.