Oficina de dança vogue | Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 24/06/2022 - 25/06/2022
15:00

Categorias


O Dia Internacional do Orgulho LGBT é comemorado no dia 28 de junho e marca a luta por respeito e igualdade de direitos.

Para celebrar a data, o MARGS realiza, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana — CCMQ, ambas instituições da Secretaria de Estado da Cultura, uma oficina de dança vogue, com Gabriel Ferreira.

Ela será ofertada de forma gratuita, nos dias 24 e 25 de junho, das 15h às 17h e das 18h às 20h, na Sala Marcos Barreto na CCMQ, e tem carga horária total de 8h, composta por 04 aulas de 02 horas cada.

A oficina também integra o Programa Público da exposição “Presença Negra no MARGS”, que possui um compromisso ativo com a descentralização da cultura, construindo espaços de diálogos e que valorizam a presença de vozes múltiplas e diversas.

Vogue ou voguing é uma dança performática, altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses.

O objetivo da oficina é ensinar os passos base da dança, capacitando os alunos para participar das ballrooms, além de oferecer um espaço de expressão artística para a cultura queer.

Conteúdo programático:
1- História do Voguing
2- Desenvolvimento dos cinco elementos do Vogue Femme que consistem em:
a- “hands performance” (performance de mãos)
b- “catwalk” (andar do gato)
c- “duckwalk” (andar do pato)
d- “floor performance” (performance no chão)
e- “dips” (mergulhos)

Sobre o ministrante:

Gabriel Ferreira é estudante do curso de Licenciatura em Dança, na UFRGS, e atua como educador social no Centro de Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), onde promove oficinas regulares de dança para jovens de 12 a 24 anos. Além da experiência como estudante em ballet clássico no Ballet Vera Bublitz em Porto Alegre, Gabriel integrou diversos coletivos e elencos, como: Coletivo Bixas Pretas (2018 a 2020); Ballet da UFRGS (2017 a 2019); Buraco Negro de Porto Alegre – coletivo de arte e performance integrado somente por pessoas pretas –, e o grupo Circo de Palco.

Comentários

comentários

Apoio e Realização