Data / Hora
Date(s) - 22/03/2022
19:00 - 21:00
Categorias
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza mais uma edição do já tradicional projeto “Mulheres artistas, questões atuais”, que desde 2015 é promovido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu e convida a uma reflexão sobre a participação das mulheres nas artes.
Desta vez, o projeto terá como convidada a professora e pesquisadora Ana Paula Cavalcanti Simioni, que é uma referência nos estudos sobre arte e gênero, apresentando sua pesquisa sobre mulheres modernistas. Com mediação de Cristina Barros, integrante do projeto de pesquisa independente “Mulheres nos Acervos”, o evento será realizado em formato virtual, com transmissão aberta e ao vivo no dia 22.03.2022, às 19h, no perfil do MARGS no YouTube, não sendo necessária inscrição prévia.
A live também integra a campanha “Diversidade Feminina”, promovida pela Sedac e que envolve outras atividades das demais instituições vinculadas (veja a programação completa em: https://cultura.rs.gov.br/sedac-lanca-programacao-para-o-mes-da-mulher).
Ana Paula Simioni é autora de “Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras, 1884-1922” (Edusp, 2008), resultado de sua pesquisa de doutorado na qual abordou as mulheres artistas anteriores às modernistas. Agora, a pesquisadora está trazendo a público um novo estudo, que dá prosseguimento ao anterior. Trata-se da pesquisa desenvolvida desde 2005, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a partir de sua tese de livre-docência na USP, com publicação em livro também pela Edusp, sob o título “Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira”.
SOBRE A PALESTRANTE
Ana Paula Cavalcanti Simioni é professora Associada da Universidade de São Paulo. Membro do Institut d´Études Avancés de Nantes (2021-2024). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), com doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), participando como professora orientadora do programa “Culturas e Identidades Brasileiras”. Em 2018, concluiu a Livre Docência sobre “Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira” É também professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades “Estética e História da Arte” (MAC-USP). Em 2019 foi professora convidada junto ao Institut d´Études Européens, Université de Paris 8; em 2013 foi professora convidada pelo Instituto de Estética e História da Arte da UNAM (México) e em 2016 foi professèure invitée junto à École Normale Superièure- Paris. Em junho de 2017 foi contemplada com uma bolsa da Fondation Maison des Sciences de l´Homme. Tem experiência na área de Sociologia da arte e da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e gênero; mulheres artistas; memórias e arquivos femininos. Realizou também a curadoria da Exposição “Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e “Transbordar: transgressões do bordado na arte”, SESC PINHEIROS (2020-2021). Integra o Conselho de Orientação ARtística da Pinacoteca Artística do Estado de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GAAI (Gênero, Arte, Artefato e Imagens) que congrega 5 docentes e cerca de 30 pesquisadores. Participa também da RAM (Rede de ARquivos de Mulheres).
SERVIÇO
Mulheres artistas, questões atuais
Live com Ana Paula Cavalcanti Simioni
Mediação de Cristina Barros
22.03.2022, às 19h
Canal do MARGS no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=uOye-8dRFMc), não é necessária inscrição prévia
MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.
O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.
Patrocínio:
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
CMPC Celulose Riograndense Ltda
Vero Banrisul
Sulgás
Apoio:
Café do MARGS
Banca do Livro
Bistrô do MARGS
Arteplantas
Tintas Killing
iSend
Realização:
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs