MARGS discute feminismo negro em referência ao Dia Internacional da Mulher

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 08/03/2019
15:00 - 17:00

Categorias


No dia 8 de março, o Núcleo Educativo do MARGS promove, em referência ao Dia Internacional da Mulher, o encontro “Mulheres artistas, questões atuais”, que convida o público a uma reflexão sobre o feminismo negro.

A importância de se discutir o feminismo negro vem sendo evocada por vozes negras desde a primeira onda do feminismo, tornando-se pauta incontornável com a chamada terceira onda, que traz como questionamento a universalização da categoria “mulher” propondo uma reflexão a partir de intersecções como raça, orientação sexual e identidade de gênero.

Ao questionar o feminismo dito universal e a história única e ao nomear as opressões – que atingem duplamente as mulheres negras, uma vez que estão posicionadas na antítese da branquitude e da masculinidade –, o feminismo negro propõe pensar novas epistemologias, inscrever novas geografias, romper com determinadas relações de poder e construir novas formas de sociabilidade, entendendo que as diferenças não podem justificar as desigualdades.

Participam do encontro a coordenadora do Núcleo de Curadoria do MARGS, Izis Abreu, e a jornalista Carol Anchieta, que debaterão questões referentes à abordagem da imagem da mulher negra pela arte, cultura e comunicação, com mediação da coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS, Carla Batista. A entrada é franca.

O projeto “Mulheres artistas, questões atuais” ocorre desde 2015 com participação de artistas e pesquisadores da arte, da história, da educação e da cultura que se reúnem para debater assuntos relevantes à questão da mulher e seu lugar na sociedade e no mundo da arte.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

 

Participantes:

Izis Abreu

“Silêncios rompidos: uma reflexão sobre a hipersexualização da mulher negra a partir da obra de Maria Lídia Magliani”

 

Izis Abreu é bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Coordenadora do Núcleo de Curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli; Pesquisa as visibilidades e invisibilidades de artistas afrodescendentes no sistema da arte gaúcho, assim como as representações de indivíduos negros na história da arte no Brasil.

 

Carol Anchieta

“A importância da presença de mulheres negras na comunicação, arte e publicidade”

 

Carol Anchieta é jornalista, atuou como âncora e apresentadora em veículos como TV Unisinos, Canal Futura e no Projeto OCTO da RBS TV. Foi fanzineira, e colunista de hip hop, editora de texto no Programa Encontro com Fátima Bernardes e atualmente é repórter da editoria de arte, comportamento e diversidade do Jornal do Almoço da RBS TV. Acredita e luta pelo Feminismo Negro e é mestranda em Design Estratégico com foco em inovação social na Unisinos.

 

 

 

SERVIÇO

Mulheres artistas, questões atuais – Feminismo negro

Dia 08/03/2019, às 15h

Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº, Porto Alegre)

Entrada franca

 

 

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

AAMARGS

 

Realização

Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s/nº.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização