“Mediação Crítica” a partir de obra “Duro”, de Renata Sampaio

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 06/06/2023
16:00 - 18:00

Categorias


No dia 06.06, às 16h, haverá a 3ª edição do Programa Público “Mediação crítica”. Desta vez, a atividade abordará o trabalho “Duro” (2016), da artista Renata Sampaio (Rio de Janeiro/RJ, 1988). A videoperformance integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, no 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli).

Conduzida por Caroline Ferreira, integrante do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, a ação educativa iniciará no 1º andar expositivo. Após abordar a trajetória da artista e o contexto de inserção da obra na exposição “Presença Negra no MARGS” (saiba mais clicando aqui), da qual foi curadora-assistente, Caroline refletirá sobre os aspectos críticos da obra a partir de dois vieses, um teórico e um pessoal: o primeiro trará uma discussão do capítulo “Políticas do cabelo”, presente no livro “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano”, de Grada Kilomba; o segundo envolverá a narrativa de sua experiência pessoal em optar por ter o cabelo natural desde 2014. Na sequência, a mediadora irá desenvolver um exercício prático, que partirá dessas reflexões.

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia.

Caroline Leite Ferreira

É natural de Porto Alegre e estudante da Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul — UERGS. Atua no MARGS como pesquisadora no projeto de Digitalização do Acervo Documental. Anteriormente, atuou como mediadora no Núcleo Educativo e de Programa Público. Em 2022, foi curadora-assistente da exposição “Presença Negra no MARGS”.

 

Comentários

comentários

Apoio e Realização