Data / Hora
Date(s) - 13/05/2023
14:00 - 16:00
Categorias
No dia 13.05, às 14h, o Programa Público “Mediação Crítica” abordará o trabalho “O desenhista atrapalhado” (2021), do artista Estêvão da Fontoura. O objetivo é propor a realização de exercícios de análise e prática baseados em questionamentos, a partir da obra, sobre o desenho e o desenhar. O trabalho de Estevão integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, no 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli).
A obra consiste numa tentativa de desenhar imagens em movimento. A ação educativa iniciará no espaço expositivo do 1º andar, partindo de questões levantadas pela obra sobre a maneira como desenhamos, as maneiras como vemos as imagens para desenhá-las, a relação do desenho com o movimento e o corpo, para gerar uma apreciação coletiva da obra. Na sequência, haverá uma atividade prática na parte externa do Museu, que consistirá num exercício de desenho coletivo e em movimento, no qual se testará as possibilidades discutidas antes.
A oficina é gratuita e destinada, sobretudo, a crianças de até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.
Tatiana Funghetti
Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.
Eslly Ramão
Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.