Data / Hora
Date(s) - 10/06/2021
19:00 - 21:00
Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), lança o projeto “Presença Negra no MARGS”, que consiste em um amplo e extenso programa institucional propondo o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte (clique aqui para conferir a programação geral).
A estreia do projeto será nesta quinta-feira, 10.06.2021, às 19h, com a primeira ação: uma live reunindo Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS), que farão a apresentação do “Presença Negra no MARGS” e de suas bases conceituais.
Já no dia 17.06, também às 19h, o MARGS traz a público a conferência “Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto”, apresentada por Hélio Menezes, pesquisador que vem oferecendo relevantes contribuições sobre o tema a partir de sua atuação e projetos.
Os dois eventos serão transmitidos pelo YouTube do MARGS (http://abre.ai/youtubemargs).
A iniciativa, que vem sendo pensada e estruturada ao longo do último ano, será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, encontros, cursos, debates, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as e intelectuais negros/as e do pensamento negro no Brasil, incluindo agentes de movimentos sociais e ONGs.