Live “Colecionismo de arte contemporânea no Brasil: rompendo as fronteiras do senso comum”, com o pesquisador Nei Vargas

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 13/04/2022
19:00 - 21:00

Categorias


O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, realiza na próxima quarta-feira, 13.04.2022, às 19h, live com o pesquisador Nei Vargas intitulada “Colecionismo de arte contemporânea no Brasil: rompendo as fronteiras do senso comum”.

Com transmissão ao vivo pelo canal do MARGS no YouTube (clique aqui ou acesse abaixo) e interpretação simultânea de Libras, a atividade integra o Programa Público da exposição “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”, mostra atualmente em exibição no Museu.

A palestra de Nei Vargas será seguida de uma conversa com o colecionador Paulo Sartori e o diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol.

Inaugurada em 22.01 e em exibição até 01.05.2022, “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado” apresenta uma amostra desta coleção particular que tem se consolidado nos últimos anos como uma das mais significativas do colecionismo de arte no Sul do Brasil.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a ampla e extensa mostra coletiva ocupa todas as salas e galerias do primeiro andar do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras, Sala Aldo Locatelli e Foyer), trazendo a público mais de 250 obras, de mais de 100 artistas, cobrindo um arco histórico de 1903 a 2021. Esse conjunto, que é um recorte da coleção, é exibido segundo núcleos temáticos concebidos para a organização da mostra.

 

CLIQUE aqui para ler mais sobre a exposição “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”

CLIQUE aqui para acessar o tour virtual da exposição “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”

 

A palestra

Colecionismo de arte contemporânea no Brasil: rompendo as fronteiras do senso comum

Por Nei Vargas

A construção de um ideário social em torno do colecionismo de arte cristalizou a noção segundo a qual colecionar é uma atividade restrita a um seleto grupo de alto poder aquisitivo. Junto a tal  pensamento, passou-se a relacionar a prática de colecionar a cifras estratosféricas, artistas consagrados, colecionadoras e colecionadores excêntricos envoltos em uma aura de glamour. 

Com base em uma pesquisa de doutoramento, que mapeou 83 pessoas em 16 estados brasileiros, a live promovida pelo MARGS irá abordar novas estratégias de colecionismo de arte contemporânea que vêm sendo realizadas nas diferentes regiões do país. Será abordada as formas como esta atividade tem sido conduzida, trazendo inovações ao campo das artes e ao mesmo tempo rompendo fronteiras de formulações instituídas no transcurso da História. O eixo disparador do debate será a Coleção Sartori no contexto do colecionismo no país, mostra que está em exposição no MARGS.

 

O palestrante

Nei Vargas é Mestre e Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Tem focado suas pesquisas nas estratégias de desenvolvimento do sistema da arte no Brasil, atuando como pesquisador com publicações no Brasil e exterior, entre as quais destaca-se a participação no livro “Researching Art Markets: Past, Present and Tools for the Future”, pela Routledge em 2021.

 

Comentários

comentários

Apoio e Realização