Visitas mediadas e live “Acervos públicos de arte do Estado do Rio Grande do Sul”, pelo Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 14/08/2021 - 16/08/2021
Dia todo

Categorias Não Categorias


 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — SEDAC, anuncia as atividades que realizará como parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto e que conta com ações em todo o Rio Grande do Sul ao longo do mês. 

Juntamente às 3 exposições atualmente em exibição, o Museu organizou um programa especial de visitas mediadas e apresentará uma live sobre os acervos públicos de arte do Estado do Rio Grande do Sul.

Visitas mediadas especiais

Com ênfase na educação patrimonial e abordando a história e a memória do MARGS, do prédio e do acervo, as visitas mediadas serão realizadas em 3 sessões: sábado (14.08), às 10h30 e às 14h, e domingo (15.08), às 10h30. Para participar, é necessário realizar agendamento prévio pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/museumargs. As vagas são limitadas.

Live sobre acervos de arte

Já na segunda-feira (16.08), às 19h, será apresentada uma live, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, com o tema “Acervos públicos de arte do Estado do Rio Grande do Sul”. A conversa contará com a presença de Francisco Dalcol, diretor-curador curador do MARGS, Raul Holtz, coordenador do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, André Venzon, diretor do MACRS, e Maria Amélia Bulhões, coordenadora da catalogação e digitalização do acervo do MAC-RS. A transmissão será ao vivo pelo canal do Youtube do MARGS: https://www.youtube.com/watch?v=6zVlkjZKP0k&feature=youtu.be

Exposições em exibição

Integram também a programação as exposições temporárias atualmente em exibição no MARGS, que foram prorrogadas até o dia 22.08: “Lia Menna Barreto: a boneca sou eu — Trabalhos 1985-2021” e “Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS”. O público ainda poderá conferir a atual versão de  “Acervo em movimento”, exposição de longa duração com rotatividade de obras da coleção do Museu que no momento apresenta mais de 50 trabalhos, de 26 artistas, trazendo a público aquisições recentes desde 2019 em diálogo com obras que já integravam o acervo.

 

Sobre os participantes da live “Acervos públicos de arte do Estado do Rio Grande do Sul”

Francisco Dalcol 

Diretor-curador do MARGS. Pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor. Doutor em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É professor-colaborador do curso de pós-graduação (especialização lato sensu) Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da UFRGS, ministrando disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics (AICA). Além de se dedicar à investigação teórica e histórica sobre estudos expositivos, curatoriais e história das exposições, sua atuação curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos e com acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte. Possui experiência institucional e museológica em gestão de acervos de arte e documentais, curadoria de exposições, programação de eventos, atividades formativas, palestras, cursos e seminários.

Raul Holtz

Servidor Público lotado no MARGS desde 2010. Arquivista formado pela UFRGS em 2003. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente é o coordenador do Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

André Venzon

Diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, do Instituto Estadual de Artes Visuais — IEAVi e do Centro de Desenvolvimento da Expressão — CDE. É artista visual, curador e gestor cultural. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e mestre em Poéticas Visuais pelo IA-UFRGS. Dedica-se à pesquisa dos tapumes na paisagem urbana, de elemento arquitetônico a significante de operações poéticas. Apresenta os resultados de seus estudos e criações em exposições, congressos, seminários, palestras e curadorias. Diante de sua forma de perceber a arte como atributo social, foi presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (2006-2010), conselheiro estadual de cultura (2008-2010/2016-2018), membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais (2010-2012), diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS (2011-2014) e coordenador da galeria da Fundação ECARTA (2018-). É autor do monumento da imigração judaica organizada para o Brasil, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

Maria Amélia Bulhões

Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, pesquisadora do CNPq e atual presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte — AICA. Possui doutorado pela USP e pós-doutorado pela Sorbonne e Universidade Politécnica de Valência. Seus últimos livros: Arte Contemporânea no Brasil (2019), Pela Arte contemporânea, desdobramentos de um projeto (2018). Foi curadora da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e editora da revista Porto Arte. Recebeu, entre outros, os prêmios: Açorianos de Artes Plásticas e Pesquisador Gaúcho na área de Ciências Humanas Aplicadas, da FAPERGS. 

 

Dia Estadual do Patrimônio Cultural 

Envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul é o objetivo da 3ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que traz como temática a Educação Patrimonial. A data será celebrada oficialmente nos dias 14 e 15 de agosto, mas as atividades se estenderão por todo o mês, em mais de 70 municípios.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do RS. Em 2021, a programação será híbrida, com atividades presenciais e on-line, que convidem o público a refletir e se mobilizar em relação ao seu próprio patrimônio.

“Após um ano atípico e com diversas restrições, estamos retomando os eventos presenciais. O Dia do Patrimônio de 2021 marca o esforço e a mobilização da sociedade gaúcha em estimular esse reencontro com segurança, mantendo viva a importância de pensar e celebrar o patrimônio cultural do nosso estado”, afirma a secretária de Cultura, Beatriz Araujo.

“O destaque neste ano é para as ações educativas que estão sendo promovidas. São atividades com escolas, atividades formativas, como os webinários, ações de sensibilização, oficinas e quiz sobre patrimônio cultural, ações com universidades, entre outras”, comenta a assessora técnica da Sedac, Luísa Maciel.

 

SERVIÇO

MARGS na programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Visitas mediadas especiais com ênfase em educação patrimonial

Quando: sábado (14.08), às 10h30 e às 14h, e domingo (15.08), às 10h30

Onde: MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre)

Agendamentos: https://www.sympla.com.br/produtor/museumargs

 

Live “Acervos públicos de arte do Estado do Rio Grande do Sul”

Com Francisco Dalcol, Raul Holtz, André Venzon e Maria Amélia Bulhões

Quando: segunda-feira (16.08), às 19h

Onde: Canal do Youtube do MARGS https://youtu.be/6zVlkjZKP0k

 

Exposições

> “Lia Menna Barreto: a boneca sou eu — Trabalhos 1985-2021”

> “Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS”

> “Acervo em movimento”, exposição de longa duração com rotatividade de obras da coleção do MARGS

Quando: terça a domingo, das 10h às 19h, gratuito

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio

BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Sulgás

Apoio

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB)

Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS)

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Comentários

comentários

Apoio e Realização