Curso online “Preservação de rendas”

Data / Hora
Date(s) - 04/04/2022 - 18/04/2022

MARGS

A Associação dos Amigos do MARGS (AAMARGS) convida para o curso:

PRESERVAÇÃO DE RENDAS

História, patologias e introdução a tratamentos de preservação e intervenções restaurativas

Curso online – teórico-prático

Ministrantes:

Thainá Vígio

Conservadora-Restauradora de Bem Cultural Têxtil. Mestra em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universitat Politécnica de Valência (UPV), especialidade em sedas. Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis pela Universidade Federal do Rio de Janiero (UFRJ). Estagiou no Instituto Zuzu Angel de Moda no Rio de Janeiro como conservadora de Indumentária e acessórios. Participou em jornadas e congressos nacionais e internacionais com publicações em revistas científicas indexadas. Realizou distintos cursos de qualificação em instituições nacionais e estrangeiras sobre História da Arte de Caracterização de Indumentária Chinesa.

Vera Felippi

Doutora em Design pela UFRGS. Mestre em Design e graduada em Artes Visuais-Hab. História, Teoria e Crítica, ambos pela UFRGS. Pesquisadora independente com foco em patrimônio têxtil e design. Atua como consultora em projetos de resgate e salvaguarda de patrimônio têxtil e no ensino teórico e prático sobre têxteis em universidades e cursos livres. Experiência em ateliê e indústria como designer têxtil. Integra o grupo de estudos História da Arte e Cultura de Moda (UFRGS), vinculado ao CNPq e integra o Conselho Consultivo do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Autora do livro Decifrando rendas: processos, técnicas e história (2021).

Datas: de 04, 05, 07, 08, 11, 13 e 18/04/2022

Investimento: R$ 580,00

>> Informações e inscrições: even3.com.br/1cursopreservacaoderendas (plataforma Even3)

SOBRE O EVENTO

Curso teórico prático com o tema inédito na área de restauração de rendas.

Tem o objetivo de oferecer conhecimentos técnicos iniciais de forma a familiarizar o público-alvo com a categoria têxtil nomeada renda, bem como, fornecer algumas noções sobre sua fragilidade material e processos restaurativos derivados destas.

Realizado com o apoio da AAMARGS (Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul), no qual 15% do valor total do curso será revertido para a manutenção do museu e de seu acervo têxtil.

PÚBLICO-ALVO

Destinado principalmente para profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam no campo de conservação e restauração, bem como de áreas afins como museologia e história da moda.

MATERIAIS DE APOIO

O curso é provido de um acervo de rendas, cadernos de imagens em alta resolução, apostila de exercícios, referências bibliográficas e vídeos práticos de curta duração.

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS

Ao completar o curso, o aluno conhecerá as principais técnicas de confecção em rendas, bem como estará apto para identificar algumas das patologias visualmente perceptíveis e adquirirá entendimentos básicos de tratamentos restaurativos.