Conversas no Museu – sobre os documentários de Claudia Stern e Luiz Carlos Felizardo

Data / Hora
Date(s) - 24/05/2022
16:00 - 17:30

Localização
MARGS

Categorias


 

CONVERSAS NO MUSEU

 

A AAMARGS convida para o próximo encontro, integrando o evento “CONVERSAS NO MUSEU”, organizado pela própria Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A conversa é organizada mensalmente (em sua essência) e traz convidados, sendo esses: artistas, professores, curadores e personalidades ligadas as Artes e a Cultura, sempre com o escopo de socializar suas experiências artísticas, pessoais e conceituais.

Ressalta-se que para a participação como ouvinte não há a necessidade de realizar inscrição, pois as vagas são ocupadas por ordem de chegada, até o limite de 60 lugares (limitação essa em função da capacidade máxima do espaço). O encontro acontece sempre no prédio do MARGS, localizado na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre/RS, na sala do AUDITÓRIO (2° andar, com possibilidade de acesso por elevador).

Para prestigiar o evento a entrada é gratuita ao público, que pode antecedendo o evento ou após a finalização, aproveitar e conhecer as exposições em andamento nos diferentes espaços expositivos do Museu. Lembramos que o período de visitação das exposições no MARGS é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h30), sempre com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento.

 

ASSOCIE-SE!

A principal razão para contribuir com a AAMARGS é a certeza de estar colaborando para a qualificação e o crescimento do mais importante museu de arte do Estado e um dos mais importantes museus brasileiros. Desde sua criação, em 1982, a Associação tem sido fundamental para o funcionamento do Museu, garantindo ao MARGS excelência frente às exigências museológicas e institucionais. A missão da AAMARGS é ajudar a manter as atividades e o funcionamento do Museu ao oferecer meios de sustentabilidade à operação, à programação e à manutenção do MARGS.

www.margs.rs.gov.br/aamargs/#associe-se-na-aamargs

 

CONVERSAS NO MUSEU

Apresentação dos documentários: “CLAUDIA STERN, UMA FORMA DE REFLEXÃO” e “LUIZ CARLOS FELIZARDO, UM FOTÓGRAFO NA ESTRADA”

com a participação dos artistas e mediação de Gilberto Perin

Dia: 24/05 às 16h

 

TÍTULO ORIGINAL: CLAUDIA STERN, UMA FORMA DE REFLEXÃO

Ano de produção: 2021

Tipo: Documentário

Sinopse:

As reflexões de Claudia Hanke Stern sobre estética e sentimento.

A escultora Claudia Hanke Stern é o tema de “Uma Forma de Reflexão” (17’) que questiona a vivência humana nos monumentos públicos e em bronzes múltiplos da artista.

Nascida em Porto Alegre (RS), ela diz que “sempre fui artista pois comecei a pintar aos sete anos”. Claudia estudou com Xico Stockinger fazendo esculturas em mármore. Depois passou para a cerâmica, o bronze e fez diversas pesquisas, numa delas marcou as linhas cartográficas do corpo feminino que depois se tornaram uma escultura.

No vídeo, com direção de Gilberto Perin e Emerson Souza, Claudia Hanke Stern detalha a criação de dois grandes monumentos públicos de Porto Alegre. Um deles é o Monumento ao Zumbi dos Palmares (1997). Ela detalha a solução artística que apresentou para homenagear os 300 anos do líder negro Zumbi dos Palmares, misturando aço inox polido, concreto e a luz do sol. Sobre o outro monumento público ela revela o mistério do sumiço do Monumento de Luta Contra a AIDS (2003), com três metros de altura, que estava ao lado do Planetário, em Porto Alegre. Imagens do acervo pessoal da artista mostram a inauguração dos dois monumentos.

A artista plástica também visita o MARGS e faz uma análise detalhada da obra “Equilíbrio da Forma” (1979), uma escultura que integra o Acervo do MARGS. Para ela, “a obra é uma reflexão sobre o equilíbrio entre a natureza e a humanidade” que quer provocar a emoção de quem observa a obra.

– Todas as obras, pequenas ou grandes – reflete Claudia – são criadas na base da emoção. Jamais vou fazer uma obra apenas estética, a estética para mim é consequência do sentimento.

Diretores: Gilberto Luis Perin e Emerson Costa de Souza

Produtor da Obra: AAMARGS

 

 

TÍTULO ORIGINAL: LUIZ CARLOS FELIZARDO, UM FOTÓGRAFO NA ESTRADA

Ano de produção: 2020

Tipo: Documentário

Sinopse:

– O documentário faz parte do projeto audiovisual Acervo do MARGS, coordenado pela AAMARGS, apresentando artistas que tenham obras na Reserva Técnica do museu.

– Luiz Carlos Felizardo, nasceu em Porto Alegre (RS), em 05 de julho de 1949. Frequentou as faculdades de Letras e Arquitetura, mas nunca concluiu os cursos. O pai assinava a Life, revista que valorizava muito a fotografia, isso acabou influenciando Felizardo.

Viajou muito pelo interior do RS realizando trabalhos na área da fotografia publicitária e industrial e ao mesmo tempo fazia as fotos para ele: “Fotografava em cores para os clientes e em preto e branco para mim”.

Felizardo fala da sua técnica de fotografar, sempre com tripé e com câmeras de grande formato, com negativos de 10x12cm, e luz natural. O fotógrafo fala também da sua predileção para apresentar imagens com uma grande variação de tons de cinza.

Em 1984, foi bolsista da Capes e da Comissão Fulbright e fez diversos ensaios fotográficos em Prescott (EUA), sob a supervisão do fotógrafo Frederick Sommer.

Outros assuntos do documentário: a influência de Gustave Doré na obra de Felizardo; a paixão por fotografar cemitérios (“A morte é parte da vida, como nascer, rir, chorar, o cemitério faz parte disso”); a mudança na sua vida e trabalho quando, em 2006, foi diagnosticado com a doença Machado-Joseph que afeta a coordenação motora; a relação dele com as câmeras digitais.

– No documentário, Felizardo faz uma visita à Reserva Técnica do MARGS onde revê e comenta fotos que fazem parte do acervo do museu.

– As fotografias de Felizardo estão em diversas coleções de instituições nacionais e internacionais. Tem diversos livros publicados. Em 2000, lançou “O Relógio de Ver”, com ensaios críticos sobre fotografia escritos entre 1987 e 1999.

Diretores: Gilberto Luis Perin e Emerson Costa de Souza

Produtor da Obra: AAMARGS

 

 

EVENTO

CONVERSAS NO MUSEU

Apresentação dos documentários

“CLAUDIA STERN, UMA FORMA DE REFLEXÃO”

e “LUIZ CARLOS FELIZARDO, UM FOTÓGRAFO NA ESTRADA”

com a participação dos artistas e mediação de Gilberto Perin

Dia: 24/05

Horário: às 16h.

Local: Auditório do MARGS.

Entrada Franca*

Não é necessário realizar inscrição.

 

*Vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada.

 

 

INFORMAÇÕES:

E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

Site: www.margs.rs.gov.br/aamargs/#cursos-e-eventos

Telefone: (51) 3211.5736

Whatsapp: (51) 9 8570-0013

Horário de Atendimento: das 13h às 18h.

Apoio e Realização