Conversas no Museu – sobre os documentários de Britto Velho e Anico Herskovits

Data / Hora
Date(s) - 14/06/2022
16:00 - 18:00

Localização
MARGS

Categorias


CONVERSAS NO MUSEU

A AAMARGS convida para o próximo encontro, integrando o evento “CONVERSAS NO MUSEU”, organizado pela própria Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A conversa é organizada mensalmente (em sua essência) e traz convidados, sendo esses: artistas, professores, curadores e personalidades ligadas as Artes e a Cultura, sempre com o escopo de socializar suas experiências artísticas, pessoais e conceituais.

Ressalta-se que para a participação como ouvinte não há a necessidade de realizar inscrição, pois as vagas são ocupadas por ordem de chegada, até o limite de 60 lugares (limitação essa em função da capacidade máxima do espaço). O encontro acontece sempre no prédio do MARGS, localizado na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre/RS, na sala do AUDITÓRIO (2° andar, com possibilidade de acesso por elevador).

Para prestigiar o evento a entrada é gratuita ao público, que pode antecedendo o evento ou após a finalização, aproveitar e conhecer as exposições em andamento nos diferentes espaços expositivos do Museu. Lembramos que o período de visitação das exposições no MARGS é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h30), sempre com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento.

 

 

ASSOCIE-SE!

A principal razão para contribuir com a AAMARGS é a certeza de estar colaborando para a qualificação e o crescimento do mais importante museu de arte do Estado e um dos mais importantes museus brasileiros. Desde sua criação, em 1982, a Associação tem sido fundamental para o funcionamento do Museu, garantindo ao MARGS excelência frente às exigências museológicas e institucionais. A missão da AAMARGS é ajudar a manter as atividades e o funcionamento do Museu ao oferecer meios de sustentabilidade à operação, à programação e à manutenção do MARGS.

www.margs.rs.gov.br/aamargs/#associe-se-na-aamargs

 

CONVERSAS NO MUSEU

Apresentação dos documentários: “BRITTO VELHO, O PINTOR DAS CORES IMPOSSÍVEIS” e “ANICO HERSKOVITS, A ARTE DO COTIDIANO”

com a participação dos artistas e mediação de Gilberto Perin

Dia: 14/06 às 16h

 

TÍTULO ORIGINAL: BRITTO VELHO, O PINTOR DAS CORES IMPOSSÍVEIS

Ano de produção: 2018

Tipo: Documentário

Sinopse:

O documentário acompanha a trajetória do artista, narrada por ele mesmo. Artista gaúcho de reconhecida trajetória e produção, Britto Velho já apresentou mais 50 exposições individuais no Brasil e no exterior, além de ter participado de diversas coletivas ao longo de sua carreira. Também exerceu à docência em pintura no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, entre os anos 1978 e 1981, e hoje se dedica à sua produção e ao ensino em seu ateliê.

O filme mostra como se deu o início da carreira de Britto Velho, no período em que morou com a família em Buenos Aires, bem como aspectos de seu processo artístico, as transições que marcaram sua produção e a recorrência do colorido em suas telas. O artista conta, por exemplo, que foi no período da ditadura militar no Brasil que passou a usar tons mais escuros e a dar título às obras, criando a série “Reflexões” e “Variações sobre a América Latina”, de 1975. Após essa fase, as cores vibrantes retornaram à sua poética visual, dando vivacidade às figuras de anatomia onírica, cujas formas desconstruídas constituem seu universo imagético. Sobre o futuro, ele declara com entusiasmo: “Eu tenho uma fantasia, no final dos tempos todo mundo vai ser artista!”.

Diretores: Gilberto Perin e Emerson Costa de Souza

Produtor da Obra: AAMARGS

 

TÍTULO ORIGINAL: ANICO HERSKOVITS, A ARTE DO COTIDIANO

Ano de produção: 2020

Tipo: Documentário

Sinopse:

O documentário traça um perfil da gravadora, ilustradora e desenhista Anico Herskovits que nasceu em 1948 em Montevidéu (Uruguai), duas semanas após seus pais – imigrantes judeus – chegarem da Europa, depois que os avós foram mortos nos campos de concentração na Hungria. Anico se mudou para o Brasil com seis anos e, em Porto Alegre, frequentou o Atelier Livre da Prefeitura e estudou no Instituto de Artes da UFRGS.

No filme, a artista narra sua trajetória a partir de suas obras e de uma visita às Reservas Técnicas do MARGS, onde tem gravuras que integram o Acervo Artístico do Museu. Além disso, fala sobre as técnicas de gravura e relata sua participação nos livros “&” e “Cidade Imaginária”, em parceria com o escritor Jorge Rein. Anico conta, ainda, detalhes sobre seus temas preferidos, como o cotidiano em casa, com flores, cães, gatos; além da temática social em obras que retratam operários da construção civil, catadores de lixo, artistas e cenas do dia a dia.

Diretores: Gilberto Perin e Emerson Costa de Souza

Produtor da Obra: AAMARGS

 

EVENTO

CONVERSAS NO MUSEU

Apresentação dos documentários

“BRITTO VELHO, O PINTOR DAS CORES IMPOSSÍVEIS” e “ANICO HERSKOVITS, A ARTE DO COTIDIANO”

com a participação dos artistas e mediação de Gilberto Perin

Dia: 14/06

Horário: às 16h.

Local: Auditório do MARGS.

Entrada Franca*

Não é necessário realizar inscrição.

*Vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada.

 

INFORMAÇÕES:

E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

Site: www.margs.rs.gov.br/aamargs/#cursos-e-eventos

Telefone: (51) 3211.5736

Whatsapp: (51) 9 8570-0013

Horário de Atendimento: das 13h às 18h.

Apoio e Realização