Data / Hora
Date(s) - 24/09/2023
15:00 - 17:00
Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia uma programação especial de atividades, nos dias 22 e 24 de setembro, como parte da 17ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus — IBRAM que ocorre anualmente, no início da estação da primavera, e envolve museus e instituições culturais brasileiras de todas as regiões do país, em torno de temas relevantes na sociedade contemporânea.
Neste ano, com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a Primavera dos Museus busca refletir sobre a construção da democracia e seus agentes. As memórias das comunidades LGBT+, indígenas e quilombolas são fundamentais para essa discussão, uma vez que suas histórias são marcadas pela luta por sua participação política nas instituições democráticas e por direitos civis e fundamentais. Nesse sentido, esta edição visa estimular os museus, que são promotores e detentores de memória cultural e artística, a refletirem sobre suas coleções e narrativas, observando o papel que cumprem na busca por reconhecimento, valorização e protagonismo daqueles grupos e suas memórias.
Com base nesse tema e discussões, o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS desenvolveu 2 atividades, que partem das proposições lançadas pela 17ª Primavera dos Museus para refletir e debatê-las.
> Uma delas será um primeiro compartilhamento, com análise e debate, dos Estudos de Público que o MARGS está realizando.
> A outra atividade envolve o povo Mbya Guarani, com uma feira de artesanato e uma conversa com José Verá pelo programa público do MARGS “Conversas com artistas”.
PROGRAMAÇÃO
Data | Horário, local | Atividade | Indicação etária | Inscrições |
22.09 | 15h
|
Palestra sobre os Estudos de Público do MARGS
por Pedro Osorio e Gabriela Mattia |
Todos os públicos | Atividade gratuita. Sem necessidade de inscrição prévia. Limite de 60 lugares, por ordem de chegada. |
24.09
|
12h às 17h
|
Feira de arte Mbya Guarani
|
Todos os públicos | Sem necessidade de inscrição prévia |
15h
1º andar expositivo (galeria Aldo Locatelli) |
“Conversas com artistas”
com José Verá |
Todos os públicos | Atividade gratuita. Inscrição prévia via formulário (clique aqui). |
Palestra sobre os Estudos de Público do MARGS
No dia 22.09, às 15h, no Auditório do MARGS, ocorrerá uma palestra sobre os Estudos de Público do MARGS, que vêm sendo desenvolvidos, em fase de teste, desde maio deste ano. A atividade não necessita de inscrição prévia (limite de 60 lugares, por ordem de chegada).
Pedro Osorio e Gabriela Mattia, do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, farão um panorama da análise realizada nesta primeira fase, e apontando para possíveis desdobramentos da atual etapa — o objetivo, após encerrada a fase de análise, é implementar os estudos de público no Museu de forma sistemática.
Os estudos de público são ferramentas de gestão e planejamento que permitem conhecer quantitativa e qualitativamente os públicos que acessam a instituição e seus serviços. Os dados auxiliam na compreensão das vontades, experiências e os perfis dos frequentadores, bem como na observação de quais são os públicos que não acessam ou não são contemplados pelas atividades do museu.
Em função disso, a ferramenta possibilita aprimorar a atuação do MARGS, através de ações e programações do Museu, na resolução de demandas e no fortalecimento do pertencimento de grupos e comunidades não contemplados pela instituição.
Conversa com José Verá e feira de arte Mbya Guarani
No dia 24.09, às 15h, no 1º andar expositivo (Sala Aldo Locatelli), ocorrerá mais uma edição do já tradicional programa público “Conversas com artistas”. A atividade tem vagas limitadas, sendo necessária a inscrição prévia através do formulário (clique aqui).
Desta vez, o convidado será José Verá, artista da etnia Mbya Guarani, que vive e atua na aldeia Nhu Porã, localizada na Terra Indígena Barra de Ouro, Campo Molhado, entre Riozinho (RS) e Maquiné (RS). José Verá (1951) é contador de histórias que apresentam as tradições e memórias da cultura Mbya Guarani. Dessas histórias, Verá retira inspiração para criar seus trabalhos artísticos. Um exemplo é seu livro “Nhemombaraete Reko Rã’i”, de edição bilíngue (português e Mbya Guarani), que contém algumas de suas histórias ilustradas.
Além do evento principal, Verá e outros artistas de sua família e aldeia farão uma feira de arte Mbya Guarani, no Foyer do MARGS, no período das 12h às 17h.
MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.
O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.
Patrocínio:
Banrisul
Apoio:
Café do MARGS
Banca do Livro
Bistrô do MARGS
Arteplantas
iSend
Realização:
AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura / Governo Federal
MARGS
Praça da Alfândega, s/n°
Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumargs
Instagram: www.instagram.com/museumargs