Data / Hora
Date(s) - 08/11/2021
19:00 - 22:00
Categorias
Em uma parceria entre instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) traz a público o curso “Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul”, que será realizado de 04.10 a 27.12.2021.
Clique aqui para ler mais sobre o curso e a programação
SOBRE A 6ª AULA, 08.11.2021
Imagens técnicas: fotografia, impressos e ilustração
O desenvolvimento da fotografia, bem como da indústria gráfica, ao longo do século XIX e início do XX, é uma das facetas mais inequívocas da modernidade, sendo fortemente responsável pela visualidade arrojada que toma conta de impressos e publicações em grande parte do mundo e também no Rio Grande do Sul. Neste dia, o foco será a fotografia e a cultura gráfica e editorial, culminando no protagonismo da antiga Livraria do Globo, que a partir dos anos 1920 congregaria importantes intelectuais, escritores e artistas do Estado.
Ministrante: Profa. Dra. Paula Ramos (Instituto de Artes/PPGAV/UFRGS)
Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Zita Possamai (PPGMuSpa/PPGEedu/UFRGS)
SOBRE O CURSO:
Serão 12 encontros virtuais, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30min, com a participação de diversos pesquisadores convidados, reconhecidos por suas áreas de atuação e especialidade quanto aos temas a serem discutidos em cada aula (confira abaixo a programação). A coordenação do curso é dos professores e pesquisadores Paula Ramos e Paulo Gomes, do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Com realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine RS), o curso “Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul” tem apoio do MARGS, do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e da Casa de Cultura Mario Quintana. A iniciativa integra o Avançar na Cultura, projeto executado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que investirá R$ 76,1 milhões no setor até 2022, entre obras, fomento, editais e qualificações, tendo por objetivo incentivar uma área que movimenta a economia e a vida das pessoas, que constitui identidades e ajuda a construir o Rio Grande de Sul.