Aula 4/12 — Artistas em trânsito, o ensino de desenho e a incipiente institucionalização do campo artístico | Curso TÓPICOS EM HISTÓRIA DA ARTE NO RIO GRANDE DO SUL

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 25/10/2021
19:00 - 21:30

Categorias


Em uma parceria entre instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) traz a público o curso “Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul”, que será realizado de 04.10 a 27.12.2021.

Clique aqui para ler mais sobre o curso e a programação

 

SOBRE A 4ª AULA,  25.10.2021

“Artistas em trânsito, o ensino de desenho e a incipiente institucionalização do campo artístico”

No Rio Grande do Sul do século XIX, mesmo não existindo uma estrutura consistente para o desenvolvimento das artes plásticas, diversos fatos propulsionaram o campo, culminando com a fundação do Instituto Livre de Belas Artes, em 1908. Neste dia, serão tratados os seguintes temas: a presença dos artistas viajantes, o ensino do Desenho, as primeiras exposições de arte, o surgimento de espaços de divulgação e crítica na imprensa e o despontar de artistas, com destaque para Pedro Weingärtner.

Ministrante: Prof. Dr. Paulo Gomes (Instituto de Artes/PPGAV/UFRGS)

 

SOBRE O CURSO:

Serão 12 encontros virtuais, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30min, com a participação de diversos pesquisadores convidados, reconhecidos por suas áreas de atuação e especialidade quanto aos temas a serem discutidos em cada aula (confira abaixo a programação). A coordenação do curso é dos professores e pesquisadores Paula Ramos e Paulo Gomes, do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Com realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine RS), o curso “Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul” tem apoio do MARGS, do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e da Casa de Cultura Mario Quintana. A iniciativa integra o Avançar na Cultura, projeto executado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que investirá R$ 76,1 milhões no setor até 2022, entre obras, fomento, editais e qualificações, tendo por objetivo incentivar uma área que movimenta a economia e a vida das pessoas, que constitui identidades e ajuda a construir o Rio Grande de Sul.

Comentários

comentários

Apoio e Realização