Amanda Carneiro fala sobre “Museu e decolonialidade” nos encontros “História, Teoria e Crítica da Arte – 4º edição”, projeto que integra o Programa Público “Presença Negra no MARGS”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 24/06/2021
19:00 - 21:00

Categorias


Amanda Carneiro

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inicia nesta quinta-feira, 24.06.2021, às 19h, a 4ª edição dos “Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte”, que terão como tema “Racialização e arte no Brasil”. Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o evento será transmitido pelo YouTube do MARGS e contará com interpretação simultânea de libras. O primeiro encontro contará com a participação da pesquisadora e curadora Amanda Carneiro (MASP/SP), que falará sobre o tema ‘’Museu e decolonialidade’’.

Nas palavras de Amanda Carneiro:

“Muito se tem anunciado e debatido a origem colonial dos museus e suas relações com as elites econômicas e políticas, razão pela qual também se reivindica sua descolonização. O que isso significa tanto em termos teóricos quanto práticos está em questão, é um campo em construção e em disputa, permeado por contradições. Esta comunicação apresentará diferentes perspectivas sobre o tema, além de apontar como têm sido incorporado por instituições de arte no Brasil.”

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link (https://forms.gle/LJ9jhYaHBB1nyjL79). A transmissão será pelo canal do MARGS no YouTube, (https://youtu.be/7B5xyTchufk)  aberta ao público e ficará salva para visualização posterior. O formulário de inscrição se destina apenas a quem pretende participar nas quatro datas e quer receber certificado, totalizando uma carga horária de 8 horas. A certificação digital será concedida pela UERGS para quem fizer inscrição e obtiver 75% de presença.

Em sua 4ª Edição, no ano de 2021, a atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. O projeto se estenderá pelos dias  01.07, 08.07 e 15.07, sempre com duas horas de duração, pelo canal do MARGS no YouTube. Cada reunião contará com a presença de um nome referência sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destacarão conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo. O ciclo de palestras e debates  tem como principal objetivo promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas do tema.

Os encontros darão continuidade aos eventos do Programa Público “Presença Negra no MARGS”, que, desde o dia 10.06.2021, conta ações nas redes sociais do MARGS, além de uma live e uma conferência de abertura, disponíveis no canal do YouTube do MARGS.

Amanda Carneiro

Amanda Carneiro é curadora assistente no MASP/SP, co-editora na Revista Afterall e pesquisadora do projeto ‘Arte e descolonização’. Graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo. Recentemente, co-organizou o catálogo e a mostra ‘Sonia Gomes: ainda assim me levanto’, ‘Beatriz Milhazes: Avenida Paulista’ e ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’.

SERVIÇO

1º Encontro de História, Teoria e Crítica da Arte — Com Amanda Carneiro “Museu e decolonialidade”

Quando: 24.06, às 19h

Onde: YouTube do MARGS (https://youtu.be/7B5xyTchufk)

Inscrições: https://forms.gle/LJ9jhYaHBB1nyjL79

Imagens para imprensa: https://we.tl/t-YpAfrw54ia

Confira a programação completa.

> 24.06.2021: o 1º Encontro receberá Amanda Carneiro (MASP/SP), falando sobre “Museu e decolonialidade”

> 01.07.2021: o 2º Encontro será com Deri Andrade (Projeto Afro/Alagoas/SP), apresentando “O Projeto Afro e as geografias da arte preta no Brasil”

> 08.07.2021: o 3º Encontro terá como convidada Diane Lima (Curadora Independente/BA), refletindo sobre “O trabalho curatorial e a racialização no Brasil

> 15.07.2021: o 4º e último encontro contará com a presença de Bruno Pinheiro (Pesquisador/Doutorando em História/Bahia-SP), discutindo o tema “Modernismos afro-atlânticos”

O Programa Público “Presença Negra no MARGS” tem coordenação da equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, no âmbito do convênio institucional com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de uma parceria firmada com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na SEDAC, o projeto se insere no conjunto de ações por meio de suas instituições enquanto política da Secretaria no âmbito do “Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra”, instituído em decreto de 13.05.21 pelo governo do Estado do RS.

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Comentários

comentários

Apoio e Realização