AAMARGS oferece curso de fanzine dentro do programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 20/11/2019
14:00 - 17:00

Categorias


O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá continuidade ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, com o curso “Autozine”. O evento ocorre no dia 20 de novembro, das 14h às 17h, no Torreão 3 do museu, ministrado pelo professor Wagner Mello.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail wagsmello@gmail.com e o valor do investimento é de R$ 100,00.

Os participantes deverão levar papéis de diferentes gramaturas e cores, cola bastão, tesouras, estiletes, revistas e livros para recorte.

Não é necessário conhecimento prévio, e o número de vagas oferecidas é de 15 pessoas.

 

 

O CURSO

Os fanzines, ou zines, por definição tratam-se de publicações amadoras, na maioria das vezes artesanais, produzidas por fãs ou aficionados por alguma arte ou hobby, mas fazer um zine é mais do que isso: é dar voz e afirmação às identidades, logo, criá-los é validar a autoralidade como forma de expressão.

A oficina terá um encontro três horas, e compreenderá um histórico sobre fanzines, com referencial de publicações impressas e de colagens manuais, para que os participantes possam ter base para a sua produção de forma original, através da proposição de processos criativos, com a finalidade de produzir de forma artesanal  baseado  no      seu próprio experimento.

_________

 

O MINISTRANTE

Wagner Mello é natural de Porto Alegre, artista multidisciplinar independente, arte-educador e articulador cultural. É também criador e editor do selo de publicações fasso_zine e abriu recentemente o Estúdio Mar, espaço de produção e articulação de arte, ao lado da artista Mitti Mendonça. Em sua poética, Wagner exercita o experimento gráfico como construtor de narrativas, a partir da observação do cotidiano e do apreço pelas minúcias do instante. Participou de exposições coletivas em Porto Alegre, Joinville, São Paulo e Buenos Aires, e apresentou individuais em Porto Alegre e Pelotas.

 

Formação:

Artes Visuais UFRGS

Cursos Livres – Atelier Livre POA

 

Exposições Coletivas:

2014 – II Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato. Guarulhos, SP.

2016 – Coletivo Gramatura. Museu Fritz Alt.Joinville, SC.

2016 – Pequenos Formatos. Ateliê O Bestiário. Porto Alegre, RS.

(2016/2019) – Fanzinoteca

(2018) – En Red. Museu Eduardo Sívori. Buenos Aires, Argentina. (2019) – sobrevive(R)emos. Casa de Cultura Mario Quintana.

Festival Porongos. Porto Alegre, RS

(2019) – Coletivo Gramatura. Centro Cultural Ester dos Passos Rosa. São Francisco do Sul, SC.

 

Exposições Individuais:

2014 – A Música e o Coração São Iguais. Reitoria da ULBRA.

Canoas, RS

2016 – cabeça coração. Locals Only. Porto Alegre, RS

2018 – desenho(s) sobre o infinito. Casa Cultural Las Vulvas.

Pelotas, RS

2019 – O mar e outras águas. Camarimpoa. Porto Alegre, RS

 

Feiras de Publicações e Artes Gráficas:

NOA NOA (Atelier Livre Porto Alegre, POA, RS)

Parada Gráfica (Museu do Trabalho, Porto Alegre, RS) Rua Sete (Santander Cultural, Porto Alegre, RS) Papelera (Porto Alegre, RS)

Dente (Brasília, DF)

Retina (MASM, Santa Maria, RS)

Quadrúpede (Centro Cultural UFRGS, Porto Alegre, RS)

Printa – Edição Risografia e Serigrafia (SESC 24 de Maio, São Paulo, SP)

Parque Gráfico (Centro Integrado de Cultura, Florianópolis, SC) Paraguay (Museu Eduardo Sívori, Buenos Aires, Argentina) Microutopías (Centro Cultural España, Montevidéu, Uruguai)

Curadoria e produção das feiras A6 Feira Gráfica e SOMA (Instituto Ling)

 

Cursos e Oficinas Ministrados:

zine oficina: fora da asa experiência. porto alegre/rs/brasil

coletivos de arte: camarimpoa. porto alegre/rs/brasil

Microzine: construção de narrativas. Camarimpoa. Porto Alegre.

 

ZineOficina: Sede Colarte. Tramandaí, RS

Autozine – oficina. Instituto Internacional Juarez Machado. Joinville, SC

Autozine – oficina. MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)

Publicações:

Livro de Notas Pretas (2019) – Selo fasso_zine

70 anos da gráfica da UFRGS: entre memórias e artes da impressão(2018) – Editora da UFRGS

Margem. Publicação coletiva. Cactus Editora. (2017)

 

Palestras e Debates:

Mesa: Arte e Resistência – Centro Cultural UFRGS, Porto Alegre, RS. Junho de 2019

Charla: Poéticas Negras: Narrativas Afectivas y Visuales. Centro Cultural España, Montevidéu, Uruguai. Setembro de 2019.

 

SERVIÇO CURSO

Oficina Autozine

Ministrantes: Wagner Mello

Data: 20.11.2019, das 14h às 17h

Local: Torreão 3 do MARGS

Carga horária: 3h

Inscrições no e-mail: wagsmello@gmail.com

Investimento: R$ 100,00 (material incluso)

Vagas: 3 a 15 alunos

* Não é necessário conhecimento prévio. Idade mínima: 14 anos.

 

A EXPOSIÇÃO

A exposição em homenagem ao artista gaúcho Otacílio Camilo (1959-1989), em exibição nas Salas Negras, oferece um resgate do artista porto-alegrense de vida breve e produção intensa nos anos 1980, e que faria 60 anos em 2019, quando também se registram os 30 anos de sua morte. Reunindo cerca de 50 obras do acervo do MARGS e de coleções públicas e particulares, a exposição apresenta gravuras, xilogravuras, objetos, livro de artista e poemas produzidos durante a década de 1980 e que, nas palavras da curadora da mostra, Izis Abreu, “representam micronarrativas pautadas por suas vivências pessoais”.

“Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” marca o início de um ciclo de exposições do MARGS intitulado “Histórias ausentes”, que institui no museu uma política de exibição que procura conferir visibilidade a expressões artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos hegemônicos da historiografia oficial, assim como a artistas cuja produção ainda permanece não legitimada pelo sistema das artes.

A exposição segue em exibição até dia 1º de dezembro de 2019. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Leia o texto curatorial: https://www.margs.rs.gov.br/midia/margs-apresenta-exposicao-que-resgata-a-obra-de-otacilio-camilo/

 

_________

 

O ARTISTA

Otacílio Lara Camilo de Oliveira nasceu no dia 14 de abril de 1959, em Porto Alegre. Iniciou sua formação artística no SENAC, aos 16 anos. Mas foi por meio do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre que se inseriu no campo artístico porto-alegrense.  Ingressou na instituição em 1980, estudando história e teoria da arte, desenho, pintura e gravura (xilo, lito e gravura em metal). Além do Atelier Livre, Otacílio também frequentou cursos extracurriculares em diversas instituições pelo Brasil.

Em 1982, o artista realizou uma viagem de deriva pelo Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Olinda, São Paulo e Salvador. Na cidade de São Paulo, integrou-se ao circuito acadêmico e artístico da Universidade de São Paulo (USP), frequentando o Museu de Arte Contemporânea da universidade (MAC-USP), a Faculdade de Arquitetura (FAU) e a Escola de Arte Dramáticas (ECA), onde desenvolveu proposições experimentais interdiciplinares unindo performance, artes plásticas e música.

Nesse ambiente, também teve contato com importantes nomes da arte brasileira como Regina Silveira, Júlio Plaza, Haroldo dos Campos e Ana Mae Barbosa. Neste período, morou junto aos estudantes do Conjunto Residencial da USP, o CRUSP, onde conheceu os integrantes da banda punk Excomungados, momento em que incorpora os valores e a ética anarcopunk, um acontecimento decisivo na orientação de sua produção e na definição de sua poética.

Ao longo da década de 1980, participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Também foi premiado em salões e concursos de arte, como o 34º Salão de Abril, em Fortaleza,o Prêmio Aquisição na 7ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba e a 7ª Bienal de San Juan del Grabado Latino-Americano y del Caribe, em Porto Rico, na qual levou o primeiro lugar.

Em 1987, foi selecionado para o projeto La Jeuve Gravura Contemporaine, intercâmbio entre França e Brasil concebido pelo artista plástico Arthur Luiz Piza.  A exposição ocorreu no Grand Palais des Beaux-Arts, em Paris. Em 1988, integrou a mostra coletiva “Distance”, organizada por Maria Ivone dos Santos e Hélio Fervenza, no Espace Latino-Americain, também em Paris.

Otacílio Camilo faleceu em 1989, aos 30 anos, deixando uma extensa e relevante produção. Em 1994, o MARGS dedicou uma retrospectiva ao artista, dentro do “Projeto: Nossos Artistas”. A mostra reuniu pelo menos 100 trabalhos em xilogravura, alguns deles doados ao museu após a exposição.

 

_________

 

A CURADORA

Izis Abreu é mestranda em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica de Arte (IA/UFRGS). É autora da pesquisa acadêmica “Otacílio Camilo (1959 – 1989) – Estética da rebeldia” (2016), desenvolvida como requisito para obtenção do título de bacharela no curso de graduação em História da Arte (IA/UFRGS). Dedica-se à pesquisa sobre a representação visual de sujeitos negros em acervos públicos de Porto Alegre, realizando também seminários sobre feminismo negro nas artes visuais e palestras sobre perspectivas de educação antirracista no campo da história da arte. Atualmente trabalha no Núcleo de Curadoria do MARGS.

_________

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

Patrocínio:

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio:

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Killing

 

Realização:

AAMARGS – Associação dos Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Comentários

comentários

Apoio e Realização