Data / Hora
Date(s) - 09/12/2021
19:00 - 22:00
Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS (FACED), apresenta mais uma edição do ciclo de debates “Arredores da imagem”, reunindo pesquisadores/as de diferentes áreas do conhecimento.
Em sua terceira edição no MARGS, “Arredores da imagem” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS), junto ao Grupo de Pesquisa Zona de Investigações Poéticas (ZIP – UFRGS/UERGS/UFPR). O projeto tem como propósito o compartilhamento e a discussão de investigações relacionadas à imagem e suas diferentes possibilidades existenciais na contemporaneidade.
Serão 5 encontros ao longo dos meses de novembro e dezembro, tendo as participações dos convidados Luiz Mauricio Azevedo (USP), Silvio Ferraz (USP), Maria Amélia Bulhões (UFRGS/ABCA), Izis Abreu (UFRGS/MARGS) e Rosane Preciosa (UFJF).
As transmissões ao vivo e abertas ao público em geral serão realizadas pelo canal do MARGS no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w).
Para quem optar por participar dos 5 encontros e receber o certificado, as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/JK5zXXnetgCjockk6.
O primeiro encontro ocorre na próxima quinta-feira, 18.11.2021, das 19h às 21h, com o crítico e pesquisador Luiz Mauricio Azevedo, que apresentará sua palestra intitulada “A palavra”.
09.12.2021, 19h
“A visualidade”, por Izis Abreu
A mulata é sem dúvida um dos símbolos mais representativos da brasilidade. Durante o desenvolvimento do modernismo brasileiro, ela se tornou objeto de inspiração de diversos(as) artistas, transformando-se em um ícone da nossa cultura. No quarto encontro de Arredores da imagem, Izis Abreu irá traçar um breve panorama sobre as “imagens de controle” da mulata na arte brasileira, problematizando o processo histórico e social de hipersexualização de mulheres negras.
Izis Abreu
Izis Abreu integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli; Integra o Conselho Curatorial do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; Pesquisadora mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Investiga a representação visual de sujeitos racializados como negros em acervos artísticos públicos de Porto Alegre, problematizando a interseção raça, arte e poder. Sua prática é informada, principalmente por teorias feministas e decoloniais. Foi curadora na exposição Otacílio Camilo – Estética da Rebeldia (2019), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e na exposição Insurgentes (2020), no IV Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea.