“A palavra”, por Luiz Mauricio Azevedo | ARREDORES DA IMAGEM

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 18/11/2021
19:00 - 21:30

Categorias


Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS (FACED), apresenta mais uma edição do ciclo de debates “Arredores da imagem”, reunindo pesquisadores/as de diferentes áreas do conhecimento.

Em sua terceira edição no MARGS, “Arredores da imagem” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS), junto ao Grupo de Pesquisa Zona de Investigações Poéticas (ZIP – UFRGS/UERGS/UFPR). O projeto tem como propósito o compartilhamento e a discussão de investigações relacionadas à imagem e suas diferentes possibilidades existenciais na contemporaneidade.

Serão 5 encontros ao longo dos meses de novembro e dezembro, tendo as participações dos convidados Luiz Mauricio Azevedo (USP), Silvio Ferraz (USP), Maria Amélia Bulhões (UFRGS/ABCA), Izis Abreu (UFRGS/MARGS) e Rosane Preciosa (UFJF).

As transmissões ao vivo e abertas ao público em geral serão realizadas pelo canal do MARGS no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w).

Para quem optar por participar dos 5 encontros e receber o certificado, as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/JK5zXXnetgCjockk6.

O primeiro encontro ocorre na próxima quinta-feira, 18.11.2021, das 19h às 21h, com o crítico e pesquisador Luiz Mauricio Azevedo, que apresentará sua palestra intitulada “A palavra”.

 

18.11.2021, 19h

“A palavra”, por Luiz Mauricio Azevedo 

A palavra molda o mundo em que vivemos, mas é também a única ferramenta disponível para moldarmos a nós mesmos. O papel de quem escreve é navegar pelos diversos oceanos de sentido que se formam a partir do léxico de um idioma, recolhendo as oportunidades linguísticas que essa viagem nos propicia. Nessa conversa, o crítico literário e editor de livros Luiz Mauricio Azevedo relembra episódios decisivos de sua relação com as palavras e reflete sobre o papel transformador da linguagem.

 

Luiz Mauricio Azevedo 

Nasceu em 1980, na cidade de Cascavel (PR). É Doutor em Teoria e História Literária, pela Unicamp, e autor de 12 livros, dentre eles “Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra” (editora sulina). Mora em Porto Alegre, onde atua como crítico literário e editor de livros.

Comentários

comentários

Apoio e Realização