21ª SEMANA DOS MUSEUS | Palestra “Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 17/05/2023
10:30 - 12:30

Categorias


Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.

Neste ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o IBRAM propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, em função disto, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá em diversas formas, como pela educação quanto aos recursos naturais e culturais e sua preservação; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.

No dia 17.05, às 10h30, no Auditório do MARGS, os integrantes do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, Carla Batista, Raul Holtz e Nina Sanmartin, farão a Oficina “Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação”.

A atividade abordará a sustentabilidade, conjuntamente com a preservação e a ampliação do acesso ao patrimônio documental artístico sul-rio-grandense e brasileiro, a partir do “Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS”, que consiste no processo de conversão para o formato digital e disponibilização online dos arquivos preservados na coleção documental do Museu, por meio do repositório na plataforma Tainacan, um software livre e brasileiro, que pode ser acessado aqui. O projeto foi financiado com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP), por meio do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e da Associação dos Amigos do MARGS — AAMARGS.

Carla Batista 

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em História pela mesma Universidade. Analista de Projetos e de Políticas Públicas do Estado, na Secretaria de Estado da Cultura, atualmente desenvolvendo suas funções junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.

Raul Holtz

Arquivista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em história, patrimônio e identidades pela Faculdade Unyleya. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente coordena o Projeto de Digitalização do Acervo Documental da instituição, é membro do comitê de Acervo do MARGS e coordena o Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu desde 2012.

Nina Sanmartin 

É pesquisadora em artes visuais e possui experiência em curadoria, catalogação e implementação de repositórios digitais em acervos artísticos e documentais, tendo atuado em instituições como  MARGS e MACRS. Vinculada ao Departamento de Difusão da UFRGS, atuou de 2018 a 2022 no Setor de Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, premiado na categoria  “Destaque em Ações de Difusão e Inovação Institucional” no 14º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2021). É uma das pesquisadoras idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos, vencedor do 13° Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria “Destaque em Acervo” (2019). Desde 2019 se dedica à implementação do software Tainacan em coleções públicas e privadas relacionadas ao campo das artes visuais na cidade de Porto Alegre. De 2020 a 2022 foi responsável pela Coordenação Técnica e Operacional do Projeto de Digitalização e Disponibilização do Acervo Documental do MARGS, financiado pelo Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation (AFCP). Atualmente atua no setor de acervo da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Comentários

comentários

Apoio e Realização