Data / Hora
Date(s) - 20/05/2023
17:30 - 19:00
Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.
Neste ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o IBRAM propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, em função disto, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá em diversas formas, como pela educação quanto aos recursos naturais e culturais e sua preservação; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.
No dia 20.05.2023, às 17h30, Aline Vargas apresentará, no Auditório do MARGS, a palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”. A comunicação parte de sua dissertação de mestrado “Entre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975-1979)”, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA/UFRGS).
Aline abordará um momento da história institucional do MARGS, na década de 70, no qual a instituição, já definitivamente instalada no histórico prédio da Praça da Alfândega, promoveu ações educativas em escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção. O objetivo era promover o contato direto das obras de arte e dos artistas com o cotidiano dos públicos.
A mediação da atividade será realizada por Pedro Osorio, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.
A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) e integra a programação do MARGS para a Semana dos Museus, proposição do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Aline Vargas
Museóloga. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Atualmente, é Aluna Especial no PPGEDU/UFRGS. Entre a pesquisa e a ação, transita entre diferentes esferas do cotidiano museal e patrimonial, com interesse especial voltado à arte, expografia e expologia, ações educativo-culturais, comunicação e conservação preventiva de acervos.
Pedro Osorio
Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).