21ª SEMANA DOS MUSEUS | Mesa sobre estudos de públicos em museus de arte e lançamento do estudo de públicos do MARGS

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 18/05/2023
14:30 - 17:00

Categorias


Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.

Neste ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o IBRAM propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, em função disto, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá em diversas formas, como pela educação quanto aos recursos naturais e culturais e sua preservação; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.

No dia 18.05.2023, às 14h30, no Auditório do MARGS, ocorrerá a Mesa Redonda “Estudos de públicos em Museus de Arte: por que e como conhecer nossos públicos?”.

A atividade tem como objetivo lançar o projeto piloto dos Estudos de Públicos do MARGS, apresentando o cronograma de execução, a perspectiva das ações e a aplicação do estudo. Para isso, a atividade consistirá em três falas. A primeira delas será apresentada por  Ana Carolina Gelmini (PPGMUSPA/UFRGS) e abordará a perspectiva museológica quanto aos estudos de público. Na sequência, Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) discutirá os públicos do campo artístico a partir da perspectiva do sistema de artes. Para concluir, o projeto do MARGS será lançado pelo MARGS e apresentado por Pedro Osorio, servidor do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Os estudos de públicos são ferramentas de gestão e planejamento que permitem conhecer quantitativa e qualitativamente os públicos que acessam a instituição e seus serviços. Os dados auxiliam na compreensão de quais são as vontades, experiências e os perfis dos frequentadores, bem como na observação de quais são os públicos que não acessam ou não são contemplados pelas atividades do museu. A partir disso, é possível aprimorar a atuação do MARGS visando o fortalecimento da relação de pertencimento e identificação da e do visitante com a instituição e seu patrimônio artístico e cultural, através das ações e programações do Museu.

Ana Carolina Gelmini   

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do programa de extensão “Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias” (2017-atual) e do projeto de pesquisa “História dos museus e da Museologia a partir da atuação de seus agentes” (2022-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq “Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades” e do “GEMMUS – Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio”.

Bruna Fetter

Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS, Bruna Fetter é Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta mesma Universidade, onde também atua como docente. Vice-coordenadora do curso de especialização em Práticas Curatoriais (UFRGS), foi pesquisadora visitante na New York University (2014/2015), possibilitado por bolsa Fulbright. Atualmente é Diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos. Curadora de diversas mostras, entre 2006 e 2007 coordenou a equipe de produção executiva da 6a Bienal do Mercosul. Coautora do livro “As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil” (Editora Zouk, 2014), colaborou nas publicações “Artes visuais – ensaios brasileiros contemporâneos” (org. Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz, FUNARTE, 2017), “Práticas contemporâneas do mover-se” (org. Michelle Sommer, Circuito, 2015) e “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais” (org. Lilian Maus, Panorama Crítico, 2014). Desde 2015 é conselheira do Instituto Yvy Maraey – Arte e Natureza. Também é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA) e da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP).

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Comentários

comentários

Apoio e Realização