Data / Hora
Date(s) - 19/05/2023
14:00 - 16:00
Categorias Não Categorias
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.
Neste ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o IBRAM propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, em função disto, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá em diversas formas, como pela educação quanto aos recursos naturais e culturais e sua preservação; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.
No dia 19.05.2023, às 14h, com recepção 1º andar expositivo do MARGS, Eslly Ramão, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS e coordenadora do Núcleo, farão uma mediação na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022” e, na sequência, realizarão o jogo MARGS PORTÁTIL no Auditório do MARGS. A atividade tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário (clique aqui).
MARGS PORTÁTIL é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseadas em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. O objetivo do desenvolvimento do jogo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu.
Cristina Barros
Pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte). Foi uma das curadoras e idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos (2018-2021). É curadora-assistente do MARGS desde 2022, coordenando também o Programa Público e o Núcleo de Comunicação e Design do Museu.
Eslly Ramão
Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.