Sobre o MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado. Seu acervo conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.

O prédio foi construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. O imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase 5.000m2, foi encomendado à firma do engenheiro Rodolfo Arhons, para o arquiteto alemão Theo Wiederspahn. Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1981. Três anos mais tarde, a Subsecretaria de Cultura do Estado o reconheceu como de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico. Passou, então, a integrar o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Em 1985 foi contemplado com o tombamento definitivo em nível estadual.

Entre o final de 1996 e início de 1998, o prédio passou por um profundo trabalho de restauro, motivado pelo seu grave estado de deterioração. Entre 2006 e 2007, a estrutura externa do prédio e terraço foram novamente restaurados, recebendo pintura e demais reparos de manutenção.

Hoje, sob a direção de Paulo Amaral, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul investe em uma extensa política de acervo, por meio de visibilidade, conservação e produção de conhecimento original sobre as obras de sua coleção. Com 60 anos de história, MARGS é o mais importante museu do Estado e um dos mais relevantes do Brasil.

Além de integrar a estrutura da Secretaria da Cultura, Turismo Esporte e Lazer, o MARGS se mantém graças aos esforços da sua associação. A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – AAMARGS – instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 1982, com o objetivo de dar sustentabilidade aos trabalhos do museu.

  • Endereço: Praça da Alfândega, s/n° Centro – 90010-150 Porto Alegre – RS – BRASIL
  • Telefones: 051 3227-2311 e 051 3221-2446
  • E- mail: museu@margs.rs.gov.br
  • Funcionamento: O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
  • Facebook: www.facebook.com/margsmuseu
  • Twitter: www.twitter.com/margsmuseu
  • Youtube: www.youtube.com/margsmuseu
  • Site: www.margs.rs.gov.br
  • O Museu não possui estacionamento.