Núcleo de Documentação e Pesquisa

O Núcleo de Documentação e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli desenvolve o trabalho de seleção, organização, manutenção, preservação e divulgação do seu acervo, prestando atendimento aos pesquisadores e ainda desempenhando o significativo papel de centro produtor de pesquisa e conhecimento.

Composto por documentos históricos e administrativos desde a fundação do Museu, em 1954, tem uma reserva técnica com todas as publicações realizadas pela instituição. Sua hemeroteca sobre artes visuais é dividida por assunto, sendo atualizada diariamente. Com mais de 5.000 pastas suspensas contendo documentos sobre a trajetória de artistas, constitui um expressivo conjunto em contínuo crescimento, especialmente no que diz respeito à produção sul-rio-grandense de artes visuais. Possui também, um acervo de cerca de 8.000 publicações onde encontram-se livros sobre história da arte, catálogos de exposições e periódicos, assim como, acervo de vídeos, arquivo fotográfico, álbuns e figuras.

Equipe

Maria Tereza Silveira de Medeiros – Historiógrafa (Coordenadora)

Ana Maria Hein – Técnica em Assuntos Culturais

Marina Trindade – Estagiária

Horário de funcionamento

Expediente interno: de segunda a sexta-feira das 09 às 19 h.

Atendimento ao público: de terça a sexta-feira, das 13:30 às 18 h.

Agendamento

O agendamento e orientação à pesquisa é feito pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br.

Telefone

 51 3212 8783

atendimento-ao-pesquisadorO atendimento é realizado mediante agendamento prévio por e-mail, no qual deverá constar o assunto a ser pesquisado. Além da consulta local, o NDP presta atendimento via Internet, para pesquisadores e instituições de outras localidades, quando necessário.

acoes-intercambioEstas ações procuram promover um intenso e produtivo intercâmbio com instituições nacionais e internacionais relacionadas com as artes visuais, visando obter informações e material, como publicações, catálogos, boletins e convites.

 

cadastro-artes-visuaisO cadastro abrange os artistas e teóricos que operam na área das artes visuais. Estabelecido de forma sucinta e sistemática, reúne:

– curriculum vitae atualizado;

– fotos significativas de trabalhos e/ou eventos;

– textos críticos sobre o trabalho;

-indicação de referências em livros, periódicos, etc.;

– comentário do cadastrado sobre o seu trabalho.

Tanto a ficha quanto o material enviado para o Cadastro das Artes Visuais poderão ser atualizados. Serão entretanto, sempre mantidos os limites de espaço indicados na disponibilização online que o Museu realiza.

Este cadastro poderá ser enviado aos interessados, mediante solicitação, pelo e- mail documentacao@margs.rs.gov.br