Pedra basalto é matéria-prima na obra de Gotto

Slider

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, inaugura dia 7 de fevereiro, às 19h, a exposição Gotto – Águas de Pedra. O trabalho ocupará a Galeria Iberê Camargo do MARGS, com esculturas em basalto criadas pelo artista Mauri Valdir Menegotto (Gotto). A exposição poderá ser visitada até 12 de março, com entrada franca. A curadoria ficará a cargo da colecionadora de artes, Beatriz Dreher Giovannini, que igualmente, assina a produção.

Em 2016, a exposição obteve sucesso de público e crítica durante, o período que esteve na Fundação Casa de Artes do município de Bento Gonçalves. As esculturas serão apresentadas pela primeira vez na capital dos gaúchos, com 30 peças, todas em pedra basalto. “Em cada trabalho finalizado, deixo um pouco da minha alma. Estou muito feliz de trazer esta exposição para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, sem dúvida, um marco na minha carreira como artista”, avalia Menegotto.

O conhecimento de Mauri Menegotto sobre o basalto e suas múltiplas utilidades surgiu nos anos 80. Suas obras buscam imprimir traços artísticos expressivos e cheios de personalidade. Gotto, como é carinhosamente conhecido, conviveu por mais de 17 anos com artistas do Brasil e exterior onde aprendeu a técnica de esculpir. Com o passar do tempo foi criando suas próprias obras. “Meu objetivo como artista é interpretar, através da escultura em basalto, um determinado momento e oferecer ao mundo uma nova leitura, extraindo vida através da pedra bruta. Isso faz da minha jornada um apaixonado,” enfatiza.

A curadora da mostra, Beatriz Dreher Giovannini, destaca o extenso legado cultural da obra de Menegotto ao explorar o fascinante universo dos peixes, em uma manifestação artística repleta de expressão e riqueza de detalhes.

 

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas com o Núcleo Educativo, através do e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

Serviço:

Gotto – Águas de Pedra

Abertura: 7 de fevereiro, às 19h

Visitação: De 8 de fevereiro a 12 de março de 2017

Local: Galeria Iberê Camargo (Praça da Alfândega, s./n.)

Curadoria: Beatriz Dreher Giovannini

 

Apoio

Arte e Plantas

Celulose Riograndense

Café do MARGS

AAMARGS

Evidência Press Comunicação

Vinícola Don Giovanni

 

Patrocinio

Banrisul

BRDE

 

Realização

Secretaria de Estado da Cultura

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Comentários

comentários