Roger Lerina é o convidado da nova edição do ciclo de palestras “Arredores da imagem”

No dia 17 de setembro, ocorre o terceiro encontro do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no MARGS. O convidado desta vez é o jornalista Roger Lerina, cuja fala se intitula “A tela porosa: o cinema que se infecta de imagens” (leia mais abaixo). O evento ocorre no auditório do MARGS, a partir das 17h.

Os dois primeiros encontros tiveram como convidado o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva e a artista Vera Chaves Barcellos. Até dezembro, o ciclo de palestras vai trazer ao MARGS nomes de personalidades de destaque do cenário cultural, para conversar com o público em encontros mensais, às terças-feiras, sobre temas relacionados à imagem. A entrada é gratuita, e os espaços serão preenchidos por ordem de chegada. Entre os próximos convidados, estão Sandra Mara Corazza, Paola Zordan, Anelise de Carli, Edson Luiz André de Sousa, Claudio Levitan e Vanessa Silla (veja programação completa abaixo).

“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

 

ARGUMENTO GERAL

Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.

 

ARREDORES DA IMAGEM – PROGRAMAÇÃO 2019

> 16/07/19: Juremir Machado da Silva

> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos

> 17/09/19: Roger Lerina

> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan

> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa

> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla

> Peça teatral El juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin (horário e local a definir).

Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade.

Informações: autonomaz@ufrgs.br

 

“A TELA POROSA: O CINEMA QUE SE INFECTA DE IMAGENS”

Cinema expandido, transcinema, cinema ambiental. Desde meados dos anos 1960, cineastas e artistas vêm alargando o caráter convergente do cinema ao explorar cada vez mais a confluência de mídias no campo da imagem. Mas cinema e audiovisual são também indústria e comércio, atrelados à cultura de massas e ao sucesso financeiro. Essas imagens “contaminadas” de outras linguagens conseguiriam cativar um público mais amplo, para além do cinéfilo experimental e do apreciador de artes visuais?

Parceria entre o MARGS e a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ciclo de palestras Arredores da imagem configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

 

SOBRE ROGER LERINA

Considerado um dos principais jornalistas culturais do Brasil, Roger Lerina é editor do site que leva sua marca, apresentador da Dicas de Quinta – uma coluna semanal de cultura no programa Sintonia da Rádio União FM, do podcast Cinema Falado na rádio Mínima, escreve uma coluna mensal no caderno Stilo do jornal NH e é repórter correspondente e comentarista de cinema do Canal Brasil (Globosat). Atua também como crítico de cinema, roteirista de eventos e projetos audiovisuais, curador de festivais de música e cinema, mestre de cerimônias em eventos e DJ nas (pouquíssimas) horas vagas, além de participar de júris em editais e premiações da área cultural.

Por quase 20 anos Roger trabalhou no jornal Zero Hora, onde tinha a coluna Contracapa – um espaço dedicado a notícias sobre música, cinema, artes visuais, teatro, dança e comportamento. Entre 2011 e 2015, apresentou o Programa do Roger, um programa de televisão diário dedicado à cultura na extinta TVCOM. É autor de três livros e tem artigos publicados em diversas revistas e coletâneas sobre cinema.

É autor dos livros “Mauro Soares – A Luz no Protagonista” (2015), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena, “Ayrton Patineti dos Anjos: Lembranças, Sons e Delírios de um Produtor Musical” (Algo Mais Editora, 2018), biografia escrita em parceria com o jornalista Márcio Pinheiro, e “Escola Projeto 30 Anos: Livro, Música e Arte Fazendo Parte” (Editora Projeto, 2018). Participou com textos críticos das coletâneas “Os Filmes que Sonhamos: Coleção Lume Filmes Vol. 1” (Lume Filmes, 2011), “100 Melhores Filmes Brasileiros” (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2016), “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2017) e “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” (Abraccine/ABCA/Letramento/Canal Brasil, 2018). Editou pela Artes & Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos “Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino” (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo.

Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão “Sul sem Fronteiras” (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Foi corroteirista da minissérie “Tá no Sangue – Os Fagundes”, veiculada pela RBS TV em 2016.

Foi curador da Mostra de Longas-Metragens do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2018) e do 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2019).

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e  respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

 

SERVIÇO

Ciclo de palestras “Arredores da imagem”

Convidado: Roger Lerina

Data: 17.09.2019, às 17h

Local: Auditório do MARGS

Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada) Entrada Franca

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br

 

 

____

Patrocínio

Banrisul

BRDE
Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Killing

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Telefone: 51 32272311 Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

 

 

Apoio e Realização