Plenária do Colegiado Setorial de Artes Visuais – 2019

No dia 30 de maio, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h, no auditório da Fundação Iberê Camargo, acontecerá a reunião plenária que elegerá o novo Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS. Nesse encontro, participarão instituições públicas e privadas, bem como agentes e lideranças do campo das artes visuais, representando as nove regiões do estado. A plenária tem por objetivo analisar e debater as realidades e os desafios do setor, para então eleger o novo Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS. Este importante órgão de assessoramento da Secretaria da Cultura tem por finalidade fiscalizar as diretrizes das políticas públicas para o segmento, à luz do Plano Estadual de Cultura, e propor ações específicas para a consecução das mesmas no âmbito do Sistema Estadual de Cultura.

Acesse o link para inscrições e garanta desde já a sua participação:

PROGRAMAÇÃO:

10:00 – Mesa de Abertura

Tema – AS ARTES VISUAIS NO RS: REALIDADES E DESAFIOS

Palestrantes:

– Beatriz Araújo, Secretária de Estado da Cultura

– Francisco Dalcol, Diretor-curador do MARGS

– Paulo Herkenhoff, Curador e Crítico de Arte

Mediação: André Venzon, Diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais

12:00 – Intervalo de almoço

13:30 – Apresentação O COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS: ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

– André Venzon, Diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais

– Rafael Balle, Diretor de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura

14:00 – Organização dos grupos de trabalho para debate e indicação dos representantes por eixos temáticos:

– FORMAÇÃO: pesquisadores; professores; estudantes de licenciatura; arte-educadores.

– PRODUÇÃO: produtores; técnicos em assuntos culturais; curadores; críticos de arte; galeristas.

– GESTÃO e ECONOMIA CRIATIVA: presidentes; diretores; coordenadores de instituições e setores artísticos-culturais.

– ARTÍSTICO: artistas (acadêmicos e autodidatas); estudantes de bacharelado.

– ACERVO e PATRIMÔNIO: museólogos; arquivistas; restauradores; arquitetos; colecionadores.

15:00 – Coffee Break

15:30 – Apresentação dos candidatos a representantes da Sociedade Civil para o Plenário Setorial de Artes Visuais por eixos temáticos;

16:00 – Eleição

16:30 – Apresentação dos representantes eleitos e dos indicados pelo Poder Público para constituição do Plenário.

17:00 – Encerramento

Local: Auditório da Fundação Iberê Camargo
Data: 30 de maio de 2019
Horário: das 10h às 12h e das 13h30 às 17h
Evento gratuito, mediante inscrição, com emissão de certificado.